PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE FEVEREIRO DE 2021

Kawai defende uso de aplicativo para conter filas na vacina da Covid


Parlamentar disse que já apresentou a sugestão à Secretaria de Saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele sugeriu ainda uso de espaços mais amplos, como Estação da Paulista e Engenho Central






As filas para a vacinação contra Covid-19 podem ser eliminadas se Piracicaba seguir o exemplo de municípios como São Caetano do Sul, que desenvolveu um aplicativo para smartphones. A sugestão foi levada ao secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que destacou preocupação com a imunização na cidade, na 5ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (15).

Segundo Kawai, o sistema adotado em São Caetano do Sul permite a programação dos agentes de saúde. A sugestão foi dada ao secretário pelo vereador tão logo Piracicaba fez o sistema drive-thru de vacina, no Shopping Piracicaba, ação que também foi alvo de críticas, em função do excesso de filas e tempo de espera para atendimento.

O vereador acompanhou o início da vacinação ao público a partir dos 85 anos, nesta segunda-feira, e reclamou da desorganização. "Estive na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro e estava uma confusão. As pessoas chegaram por volta das 8h, fizeram uma ´pré-senha´. Quando foi quatro horas da tarde havia uma muvuca. Precisou até a presença da Guarda Civil", disse o parlamentar, ao citar que os profissionais da corporação foram elogiados pelas pessoas que estavam na unidade.

A defesa de Kawai é que a vacinação seja realizada em áreas mais amplas e abertas. Entre as sugestões apresentadas por ele, que fez questão de dizer que não é um "expert" em saúde, é a de aproveitar a estrutura da Estação da Paulista ou até mesmo o Engenho Central. "Além do agendamento, fica a sugestão: já que são cinco unidades, profissionais de outras unidades ajudarem na aplicação da vacina, para não ter mais que ver cenas dos idosos na fila por causa da procura dos idosos acima de 85 anos", declarou.

Ele ainda mencionou assunto comentado pelo colega que lhe antecedeu, Josef Borges (SD), a junção de duas unidades da polícia. Mas, para Kawai, é algo que pode afastar a população. "Se o cidadão precisar de um atendimento presencial, a escassez de funcionários afeta muito", avaliou.

Kawai trouxe ainda assuntos como melhoria do asfalto nas comunidades de Santana e Santa Olímpia e a necessidade de o munípio renovar a parceria para reativer o cursinho de pré-vestibular gratuito.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas