PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2015

Kawai conhece projetos realizados pela APAE


Um deles é a “Capoeira Adaptada”, que contribui no desenvolvimento cognitivo tanto intelectualmente quanto na coordenação motora grossa e fina



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) esteve na tarde de ontem (10) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para conhecer os projetos que a entidade desenvolve.

Um deles é a “Capoeira Adaptada”, que contribui no desenvolvimento cognitivo tanto intelectualmente quanto na coordenação motora grossa e fina, no pensamento lógico, equilíbrio e concentração, afetivo e principalmente na socialização. Há também uma melhora no condicionamento físico e resistência muscular dos alunos através do “jogo” da capoeira, ajudando a vencer obstáculos como a timidez e o aprendizado do trabalho em equipe.

Outro projeto é o “Compreender, estimular e prevenir – C.E.P.”, que tem o objetivo de atuar na promoção e prevenção da saúde, acompanhando possíveis fatores que poderiam comprometer a qualidade de vida dos alunos. O trabalho ocorre mediante informações, orientações e acolhimento, é realizado através de atendimentos individuais e/ou em grupos com os pais e/ou alunos. Também são feitas entrevistas e orientações familiares para realização de um trabalho em estimulação precoce na instituição, bem como estudo e diagnóstico da deficiência do atendido.

A APAE também realiza o projeto “Matemática através da panificação e confeitaria – MAPC”, que visa desenvolver atividades que capacitem e estimulem adolescentes com deficiência física, intelectual e múltipla, através do curso profissionalizante. “É muito importante que a pessoa com deficiência tenha essa oportunidade de aprender, de interagir com o outro para que se torne um profissional autônomo”, diz Kawai.

 A Associação promove a prevenção e a inclusão da pessoa com deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Ainda como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apoia pesquisas, produz e difunde conhecimento científico, trabalha pela defesa e garantia de direitos da pessoa com Deficiência Intelectual. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.



Texto:  Assessoria parlamentar


Cidadania Pedro Kawai

Notícias relacionadas