PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE SETEMBRO DE 2018

Kawai comenta título de 'Piracicabanus Praeclarus' a Palmiro Romani


Ao ocupar a tribuna, vereador aproveitou para criticar o descaso do Poder Público com quem vive da arte no Brasil.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de decreto legislativo de Kawai foi aprovado em redação final nesta segunda-feira






Ao ocupar a tribuna, na 55ª reunião ordinária, o vereador Pedro Kawai (PSDB) justificou a concessão do título de "Piracicabanus Praeclarus" ao artista plástico Palmiro Romani, aprovado em redação final por meio do projeto de decreto legislativo 044/2018, com duas emendas da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) da Câmara, na noite desta segunda-feira (24).

Kawai chamou a atenção para a dificuldade de artistas como Palmiro ––além de músicos, poetas e escritores–– de viverem da arte no Brasil. O vereador deu destaque também para a ausência de cuidados na parte cultural dos museus, como a falta de preocupação do Poder Público na manutenção desses espaços, citando os casos recentes da perda dos acervos do Museu da Língua Portuguesa e o Museu Nacional, ambos destruídos por incêndios.

"As artes plásticas também fazem parte da formação das nossas crianças e adolescentes", enfatizou Kawai, que relembrou a mostra "Conhecendo Almeida Jr.", de sua autoria, que levou réplicas do artista para 120 escolas estaduais e municipais de Piracicaba e região.

Para o vereador, o título de "Piracicabanus Praeclarus" não apenas reconhece a importância de Palmiro para as artes plásticas da cidade e do Brasil, como também "enaltece e alerta o Poder Público da importância da cultura na formação do cidadão e da preservação da história de uma nação".

Kawai convidou o vereador Lair Braga (SD), amigo de Palmiro, a dividir a homenagem com ele, participando da entrega do título. Lair agradeceu o gesto de Kawai e disse que Palmiro "é uma pessoa ética e culta", com quem mantém amizade há 30 anos.



Texto:  Thaís Passos
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas