05 DE FEVEREIRO DE 2024
Jornalista recebeu o Título de Cidadã Piracicabana em solenidade realizada na última sexta-feira (2)
Participação da homenageada na comunicação e na área política da cidade foi destacada
Em uma reunião solene emocionante, a jornalista Valéria Rodrigues recebeu, na última sexta-feira (2), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, o Título de Cidadã Piracicabana, proposto pela vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, através do Decreto Legislativo nº 45/2023. Amigos, familiares, colegas de trabalho e personalidades políticas do passado e do presente prestigiaram o evento.
A homenageada, que ocupou o lugar de honra da solenidade ao lado da esposa, Flávia Maniero, é atualmente secretária especial legislativa na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), no gabinete do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT). Valéria Rodrigues fez história em Piracicaba. Passou por veículos de comunicação da cidade, inovou na área de assessoria de imprensa de diversos órgãos e, na Câmara Municipal de Piracicaba, atuou em gabinetes de vereadores e também como diretora da Comunicação da Casa e ainda como assessora especial da Presidência.
A autora da homenagem, vereadora Sílvia Morales, que presidiu os trabalhos, deu testemunho sobre a participação de Valéria como impulsionadora de sua carreira política. “Foi uma palavra de incentivo que ela nos deu lá atrás e hoje nós estamos aqui”, lembrou. A parlamentar ainda leu uma mensagem encaminhada pelo deputado Marcolino, com quem Valéria trabalha atualmente. Na mensagem, ele salientou que a homenageada é “mais do que uma assessora legislativa, uma grande amiga”. E destacou que a concessão do título é o reconhecimento da cidade pela sua atuação como jornalista, assessora parlamentar, militante de justas causas e defensora da democracia e justiça social.
A solenidade contou com vários discursos sobre a influência de Valéria Rodrigues no cenário político da cidade e em trajetórias pessoais na área política, como contaram os vereadores Acácio Godoy (PP) e Alessandra Bellucci (Republicanos), o ex-vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva e o vereador de Iracemápolis, Jean Ferreira. O vereador Paulo Camolesi (PDT) também falou sobre a capacidade profissional da homenageada e a admiração que possui por ela.
Câmara Inclusiva – O vereador Gilmar Rotta (PP), com quem Valéria trabalhou enquanto ele atuava como presidente da Câmara de Piracicaba, comentou sobre os projetos idealizados pela homenageada na Casa, como o Câmara Inclusiva, que serve como inspiração para um projeto da mesma natureza em tramitação na Alesp, levado por Valéria.
Também participaram da mesa de honra da solenidade as secretárias municipais de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame e de Assistência Social, Euclídia Fioravante, que destacaram a atuação da homenageada no contexto político da cidade e no desenvolvimento de projetos que atenderam as demandas da população.
Na solenidade, a homenageada ainda recebeu algumas surpresas. Questionada sobre quem a inspira, Valéria Rodrigues lembrou a figura do ex-deputado federal João Herrmann Neto, que morreu em 2009, e a quem ela prestou assessoria. A homenageada ainda foi agraciada com uma apresentação musical enquanto recebia o quadro com a fotografia dos pais, Mário Rodrigues e Clarice de Almeida Rodrigues, já falecidos, levado pelos familiares.
“A Câmara é o lugar que deu maior visibilidade ao meu trabalho, em que eu pude manifestar a minha gratidão de trabalhar por Piracicaba”, disse a homenageada, no discurso de agradecimento. “Piracicaba me deu a possibilidade de amar um lugar como nunca amei na vida e me retribui todos os dias me dando pessoas. Obrigada por me transformarem em uma cidadã piracicabana de verdade”.
Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da solenidade.