PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2018

Jardim Botânico Municipal será criado após indicação de André Bandeira


Indicação do vereador, encaminhada ao Executivo no ano passado, havia sugerido a criação do jardim, que será implantado em três áreas da cidade.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Indicação de André Bandeira motivou o Executivo a criar Jardim Botânico Municipal



O prefeito Barjas Negri (PSDB) assinou o decreto municipal 17.377/2018, que visa criar o Jardim Botânico Municipal, dividido em três áreas distintas: uma no Engenho Central, outra no entorno da lagoa do Santa Rita e uma no Parque Natural localizado no distrito de Santa Teresinha. O vereador André Bandeira (PSDB) havia sugerido a criação do Jardim Botânico por meio da indicação 2.623/2017, encaminhada ao Executivo no ano passado.

Somando as três áreas, o Jardim Botânico compreende mais de 860 mil metros quadrados e terá como finalidades proteger e conservar a fauna e a flora nativas e possibilitar pesquisas e a criação de um banco genético para a preservação das espécies.

Outro ponto será a questão do turismo ecológico, pois o local será aberto à visitação pública, além de reforçar as políticas públicas ambientais e educacionais do município.

Para Bandeira, a cidade terá ganhos com a criação do Jardim Botânico no que se refere às pesquisas estudantis. "Sempre acreditei que a educação é a base de tudo. Indiquei ao prefeito Barjas Negri a criação do Jardim Botânico Municipal, para que fossem ampliados os espaços de pesquisas para os alunos, no que diz respeito à questão ambiental", comentou.

Com a assinatura do decreto, a comissão responsável pela implementação do Jardim Botânico terá 90 dias para cumprir algumas atribuições previstas no documento. Entre elas, a elaboração e a aprovação de regimento próprio, a emissão de sugestões para a visão e a missão do Jardim Botânico e a definição das diretrizes de uso dos espaços e de referência para projetos e obras.

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente irá solicitar o enquadramento do Jardim Botânico junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos. Com isso, será possível celebrar convênios e termos de cooperação para aprimorar técnicas e captar recursos financeiros a fim de planejar a trajetória do Jardim Botânico.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Redação


Meio Ambiente André Bandeira

Notícias relacionadas