01 DE AGOSTO DE 2017
Lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira (31) e abriu as atividades em comemoração aos 250 anos da cidade.
Exposição poderá ser conferida na Acipi até o próximo dia 4
Uma a uma, as janelas se abriam. Com elas, os sorrisos também. As expressões iam de espanto a saudade. Para alguns, o encontro com a Piracicaba do passado não significava apenas fotografias, mas momentos. Para outros, os mais jovens, a surpresa de conhecer a história de locais que ajudam a construir os 250 anos da "Noiva da Colina". Esses sentimentos foram aflorados na noite desta segunda-feira (31), no lançamento da mostra "Janelas do Tempo", evento que abriu as atividades em comemoração aos 250 anos de Piracicaba.
A iniciativa da Câmara, em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), reuniu 16 fotógrafos da cidade, com o objetivo de homenagear não só a "Noiva da Colina", mas os profissionais que registram seu desenvolvimento através das lentes. Para o idealizador e fotógrafo do Departamento de Comunicação da Câmara, Davi Negri, a exposição é, também, uma forma de incentivar novos amantes da fotografia. "Eventos como este valorizam esses profissionais que estão sempre registrando a história da nossa cidade e incentivam os jovens a descobrirem uma nova paixão", comentou.
Além da abertura da mostra, o evento anunciou e expôs os trabalhos dos vencedores do concurso fotográfico "250 anos: Piracicaba através das lentes", promovido pela Acipi. A entidade recebeu mais de 150 fotos, retratando pontos turísticos, culturas, patrimônios históricos e do cotidiano da cidade. Trinta foram selecionadas por uma comissão, composta por fotógrafos profissionais, e as três melhores receberam premiação. Entre as fotos selecionadas, estava a do estagiário do Departamento de Comunicação da Câmara, Lucas Machado.
O presidente Matheus Erler (PTB) destacou que a Casa tem, em seu quadro de funcionários, "servidores dedicados e preocupados com o objetivo único de servir a população". "O Legislativo piracicabano é respeitado e um exemplo de transparência por conta dos profissionais que nele atuam. A mostra ficou emocionante! Os piracicabanos precisam prestigiar a história da cidade, hoje registrada por esses brilhantes profissionais", comentou.
Representando o chefe do Executivo, o vice-prefeito José Antonio de Godoy falou do papel dos fotógrafos em Piracicaba. "As fotos transmitem o espírito da cidade. Eles, que sempre estão atrás das câmeras, hoje abrilhantam essa solenidade com belíssimos trabalhos", afirmou.
Segundo o fotógrafo e também idealizador da mostra Fabrice Desmonts, o objetivo dos profissionais é levar a exposição para vários lugares da cidade. "A mostra fica na Acipi até o dia 4. No domingo, 6, ela vai para o Engenho Central e depois para a Câmara. O trabalho vai estar disponível para circular em outros ambientes da cidade. É importante que a história de Piracicaba seja sempre lembrada", comentou.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura da exposição os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Marcos Abdala (PRB).