
07 DE DEZEMBRO DE 2018
Escola do Legislativo recebeu secretário municipal de Administração e psicóloga para falar sobre processos, deveres e atribuições do profissional
Palestra foi realizada no espaço da Escola do Legislativo, no prédio anexo da Câmara
O bom gestor deve saber aproveitar o melhor de seu subordinado, fazer com que ele se realize mais, assim ele transforma o serviço em prazer. Com essa afirmação, o secretário municipal de Administração, Erotides Gil Bosshard, iniciou a palestra Gestão de Pessoas, nesta sexta-feira (7), no espaço na Escola do Legislativo da Câmara.
Erotides explicou que cabe a um gestor administrar os recursos materiais e financeiros, os processos, os stakeholders (influências externas) e as pessoas. "Os gestores de uma iniciativa privada visam o lucro, já no poder público, o profissional deve visar o bem-estar do setor público, da coletividade", disse.
Os processos de gestão de pessoas, de acordo com o secretário, são submetidos a influências externas, sendo elas as leis, os sindicados, as condições econônicas, a competividade e as condições culturais e sociais, e as influências internas, que englobam a missão organizacional, a visão, objetivo e estratégia, a cultura organizacional, a natureza das tarefas e o estilo de liderança.
Em seguida, Eline Rasera, psicóloga, trouxe panorama sobre como a gestão era feita, desde 1932, com o chamado sistema patrimonialista, o sistema burocrático, até o atual sistema gerencial, "emprestado" da iniciativa privada e aplicado na pública, a partir de 1995.
"Cada pessoa tem seus sentimentos e histórias de vida, como fazer um grupo de pessoas trazer resultados dentro das características da empresa?", questionou. Para ela, a questão de liderança é aprendida e treinada e qualquer um pode ser um gestor.
A psicóloga disse que para gerir uma equipe é necessário ter autoconhecimento (inteligência emocional, saber lidar com as próprias emoções e emoções de terceiros), empatia (identificação das características do outro), saber trabalhar com pessoas diversas e de gerações diferentes, ter boa comunicação, saber dar um feedback e motivar as pessoas.
"Esses fatores não são mudados de um dia para o outro. São treinados até esse ser o padrão de comportamento que sua mente adotou", explicou. "O papel do gestor é ajudar o subordinado a encontrar seu propósito, sua missão. É motivar pessoas para que elas queiram fazer e não só para que façam", disse.