
06 DE MAIO DE 2022
Decreto Legislativo que concede honraria ao General de Divisão Edson Diehl Ripoli é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. Propositura foi aprovada nesta quinta (5)
Laércio Trevisan Jr. (PL) é autor do projeto de decreto legislativo que concede a Medalha de Mérito Legislativo ao General de Divisão Edson Diehl Ripoli
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou durante a 15ª reunião ordinária de 2022, realizada na noite desta quinta-feira (5), a concessão da Medalha de Mérito Legislativo ao General de Divisão Edson Diehl Ripoli.
Proposta por meio do projeto de decreto legislativo 18/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), a propositura destaca a trajetória do militar natural de Piracicaba que, atualmente, ocupa um dos mais altos postos na estrutura hierárquica do Exército Brasileiro.
Ripoli possui vasto currículo operacional e acadêmico, construído desde seu ingresso, em fevereiro de 1979, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e foi condecorado com inúmeras medalhas nacionais e internacionais.
O General de Divisão Edson Diehl Ripoli, de janeiro de 2019 a julho de 2020, foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Defesa e, entre março de de 2018 e 12 de fevereiro de 2019, esteve à frente da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército – Escola Marechal Castello Branco.
"No ano de 2010, foi o Conselheiro Militar Principal do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWA), em Dakar, Senegal. Em 2011 e 2012, serviu na Assessoria/3 do Gabinete do Comandante do Exército. Nesse período, foi também gerente do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020", destaca o texto da propositura.
O texto do projeto de decreto legislativo ainda destaca que o homenageado "é um apaixonado pelo glorioso Esporte Clube XV de Novembro, onde seu pai, o saudoso Romeu Ítalo Ripoli foi presidente. Além disso, Romeu Ítalo Ripoli foi engenheiro agrônomo, dirigente esportivo e vereador nesta Casa de Leis, onde também ocupou o cargo de Presidente".
De acordo com a resolução 01/2013, cada vereador pode conceder durante o mandato até 2 medalhas de Mérito Legislativo. A honraria aprovada na noite desta quinta-feira será entregue em data ainda a ser definida.