PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE FEVEREIRO DE 2019

Fórum Dr. Francisco Morato receberá moção de aplausos


Homenagem será prestada por Trevisan Jr. aos responsáveis pela construção do prédio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (18)



De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), a moção de aplausos 20/2019 foi aprovada na noite desta segunda-feira (18), na 5º reunião ordinária. O parlamentar homenageará os responsáveis e colaboradores que prestaram relevantes serviços na construção do prédio do Fórum Dr. Francisco Morato, da comarca de Piracicaba, inaugurado em 3 de outubro de 1988.

Em 1973, o então prefeito da cidade, Adilson Benedito Maluf, em conversa com o juiz e diretor do Fórum de Piracicaba, Alfredo Migliori, percebeu a necessidade de ampliação do edifício, então localizado no Largo São Benedito. Um ano após, o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, professor Waldemar Mariz de Oliveira Júnior, aprovou a distribuição de recursos para melhorias nas estruturas dos fóruns em todo o estado, beneficiando mais de 30 comarcas, porém, a de Piracicaba não foi contemplada.

A Prefeitura de Piracicaba, em 1975, disponibilizou o terreno definitivo para a nova localização do fórum, delimitado pelas ruas Bernardino de Campos, Campos Salles, Luiz Rodrigues de Morais e a avenida Saldanha Marinho, pois o prédio localizado à rua do Rosário não comportava o número de pessoas que nele precisavam se alocar e atender.

Já em junho de 1976, Maluf encaminhou à Câmara de Vereadores, por meio do projeto de lei 27/1976, o qual autorizava o município a doar terreno de sua propriedade à Fazenda do Estado de São Paulo, destinado à construção do edifício. Com o terreno aprovado pelo Estado e já definido em 1975, Piracicaba é oficialmente incluída no plano de obras da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, naquele mesmo ano.

No texto de homenagem, o parlamentar destaca o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - Subseção Piracicaba, Waldir Libório Stipp, em conjunto com Lodovico Trevizan (escrivão geral do tribunal do júri e da corregedoria permanente da Comarca de Piracicaba), que lutaram na época para a retomada das obras.

Além de Lodovico e Adilson Maluf, os homenageados serão Antônio Dumit Neto, Alfredo Migliore e Octávio Helene Júnior (ex-diretor do fórum). Já mortos, porém incluídos na homenagem, estão Sérgio Antônio de Oliveira Pedroso e Benedicto Jorge Coelho Júnior, que serão representados pelos familiares.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas