Propositura de André Bandeira (PSDB) cria na Câmara o Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo.
Na realização da 61ª reunião ordinária desta segunda-feira (15), o plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba votou em redação final o projeto de decreto legislativo 52/2018, de autoria do segundo secretário da Mesa Diretora, André Bandeira (PSDB), na criação do “Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo”.
O projeto tem como objetivo assuntos relacionados ao planejamento financeiro, realinhando hábitos de consumo, preservando a integridade do planeta às futuras gerações, combatendo o analfabetismo financeiro com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.
Além de promover a troca de experiências e ideias sobre o assunto, discussão de avanços relacionados ao tema, abrindo espaço aos profissionais ligados à área para ministrar palestras, proporcionando às novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente com possibilidades de projetos que integram a educação financeira, valores de cidadania, desenvolvimento de novos hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro.
Às 19 horas, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) promoveu ato solene para entrega da moção de aplausos 97/2018, de sua autoria, que parabenizou os integrantes da Polícia Civil (equipes da DISE, DIG e GOE) e Polícia Militar (Canil) que participaram da “Operação Além da Cerca” que resultou na prisão de traficantes e apreensão de grande quantidade de drogas no bairro de Anhumas.
O plenário também aprovou, na pauta da Ordem do Dia, em discussão única, o projeto de decreto legislativo 55/2018, de autoria do vereador José Marcos Abdala (PRB), que institui na Câmara o Dia do Aniversário do Bairro Paulista; além do requerimento 526/2018, de autoria do vereador Paulo Serra (PPS), que solicita informações do Executivo sobre melhorias na Estrada Olívio Franhani, conforme indicações 1486/2018, também de sua autoria, em que sugeriu os serviços técnicos da prefeitura em favor desta demanda popular.
Em segunda discussão foi aprovado o projeto de lei 240/2018, de autoria do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), que garante a inclusão no calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal do Pedreiro. Além do projeto de lei 202/2018, aprovado em primeira discussão, de autoria do vereador José Marcos Abdala (PRB), de denominação da Estrada Municipal dos bairros Bangé e Pau D'Alhinho.
No uso da Tribuna Popular, o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, e ex-vereador, José Antonio Fernandes Paiva abordou a temática sobre a Reforma Trabalhista e Direitos dos Trabalhadores.
No expediente da reunião ordinária, às 19h30, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB) entregou a moção de aplausos 71/2018, de sua autoria, que parabeniza o Lar dos Velhinhos de Piracicaba, pelo Prêmio Zilda Arns, pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
No Programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, em transmissão do vivo, todas as segundas e quintas-feiras, 15 minutos antes das reuniões ordinárias, que começam às 19h30, o entrevistado desta noite foi a vereadora Nancy Thame (PSDB), em conversa com o jornalista Martim Vieira.
Os vereadores Coronel Adriana (PPS), Isac Souza (PTB), Marcos Abdala (PR) e Trevisan Jr. (PR) ocuparam a Tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos.
O Dia do Professores, 15 de outubro foi enfatizado por diversos parlamentares, que renderam graças a estes profissionais pela formação educacional de nossos filhos, lembrando da importância primordial do aporte da família neste processo de construção da cidadania.
Diversos parlamentares registraram o passamento de cidadãos, a exemplo de Zilda Gonçalves, José Francisco, Mateus Amalfi e José Midinilha, onde foi observado um minuto de silêncio em reverência às suas almas, o que também contemplou o pedido de inclusão da vereadora Coronel Adriana pela morte de um coronel da PM.
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela TV Câmara, com transmissão também por Libras, a partir das 19h30, nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital e pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube.
A rádio Câmara Web e a rádio Educativa FM também transmitem a reunião ordinária a partir, respectivamente, de 19h30 e 20h.