PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MARÇO DE 2015

Fisioterapeutas falam na Semana da Mulher


De iniciativa do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), a Semana da Mulher se estende até a próxima quinta-feira com palestras na Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paiva abrindo as palestras

Vereador Paiva abrindo as palestras
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Salão nobre

Salão nobre
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Público compareceu ao salão nobre da Câmara

Público compareceu ao salão nobre da Câmara
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Fisioterapeuta Helder do Prado Souza, representando o Cerest

Fisioterapeuta Helder do Prado Souza, representando o Cerest
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Helder do Prado Souza

Helder do Prado Souza
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Fisioterapeuta Gustavo Bortolazzo

Fisioterapeuta Gustavo Bortolazzo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Fisioterapeuta Gustavo Bortolazzo

Fisioterapeuta Gustavo Bortolazzo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 8) Salvar imagem em alta resolução

Salão nobre

Salão nobre
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paiva abrindo as palestras



O fisioterapeuta Helder Prado de Souza ministrou palestra na Câmara, na noite desta segunda-feira (9), falando sobre o tema “A Mulher e o Mercado de Trabalho”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8).

De iniciativa do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), até a próxima quinta-feira (12) ocorrerão palestras inseridas na Semana da Mulher que, este ano, conta com o tema “Construindo a mulher saudável”. O parlamentar abriu o evento ressaltando “que as mulheres trabalhadoras merecem executar as suas tarefas de maneira saudável”. Paiva reforçou que é importante o debate nas escolas, nos cursos de contabilidade, “pois é preciso ampliar e dividir os conhecimentos”.

O palestrante, que foi docente do curso de Fisioterapia da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) de 1988 a 2006, apresentou alguns casos de trabalho escravo, que foram resolvidos pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Helder do Prado comentou que a escravidão foi abolida, mas, na prática, alguns abusos ainda ocorrem. “Teve um caso que ocorreu em Minas Gerais em que as mulheres eram proibidas de ir ao banheiro; usavam fraldas. Foi um absurdo. Graças ao Cerest daquele Estado conseguimos resolver a questão”.

Ao mesmo tempo em que a mulher é inserida no mercado de trabalho, “cria-se uma mão de obra que não é valorizada”, explicou Souza. “Nós temos de estar atento às condições de trabalho que são oferecidas às mulheres, pois temos trabalhadoras policiais, frentistas, costureiras, varredeiras de rua, essas últimas, que almoçam nas calçadas”, disse.

Por fim, Helder do Prado falou do seu trabalho como fisioterapeuta do Cerest, de Piracicaba. “Tem uma empresa na cidade que conta com dois mil trabalhadores; desses, 600 estão afastados, ou seja, produzem doenças, afastamentos e, nós, estamos de olho. O Cerest, que é um orgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de proporcionar a prevenção tornando saudável a relação do homem com o ambiente de trabalho”, concluiu.

O osteopata e fisioterapeuta Gustavo Bortolazzo foi o segundo convidado da noite e abordou o tema: “Útero e ovários podem gerar sintomas além das cólicas”. O palestrante explicou que muitas vezes não se tem saúde porque falta informação. “É aí que aparecem as doenças”.

O profissional ressaltou que muitas mulheres reclamam de dores lombares, nos quadris, nas coxas e nos joelhos “e, o problema, é o útero. O nosso objetivo é alertar que a origem de uma inflação pode ocorrer nas vísceras, no útero, por exemplo”, explicou.

Cesáreas- O grande número de cesarianas realizadas no Brasil foi outro assunto comentado pelo palestrante. Segundo ele, o país é recordista nesse procedimento, “pois de 100% dos partos, 54% são cesáreas”, concluiu.

A Semana da Mulher continua hoje à noite (10) com as especialistas Amanda de Oliveira Vencovsky (psicoterapeuta) e Nahara Leite Ribeiro (psicoterapeuta comportamental.  As palestras serão realizadas no salão nobre da Câmara, a partir das 20h, com entrada franca aos interessados.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Saúde José Paiva

Notícias relacionadas