PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2018

Festival Curau poderá integrar o Calendário Oficial de Eventos


Proposta foi apresentada nesta quinta-feira pela vereadora Nancy Thame



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa segue para análise de comissões da Casa e para votação em plenário



Realizado na cidade desde 2012, o Curau (Festival Culturas Regionais e Artes Urbanas) poderá ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba. É o que defende a vereadora Nancy Thame (PSDB), que apresentou o projeto de lei 218/2018, cuja entrada ocorreu na 44ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (16).

A propositura segue para as comissões da Casa e, caso receba pareceres positivos, deverá ser analisada em duas discussões nas reuniões ordinárias.

Anual, o Festival Curau é realizado no largo dos Pescadores, sempre na segunda semana de outubro e com três dias de programação, com apresentações artísticas, oficinas, workshops e palestra que abrangem o teatro, a música, a dança, a literatura, o artesanato e as artes visuais. O show de abertura acontece sempre no Sesc Piracicaba. A organização é da Associação Pró-Cultura de Piracicaba e do Coletivo Piracema, em parceria com diversas instituições.

Segundo a vereadora, o evento já mobilizou mais de 30 mil espectadores. “É uma importante referência, mobilizando a sociedade local e atraindo visitantes de diferentes localidades, todos interessados em conhecer a cultura piracicabana e prestigiá-la”, diz Nancy, no texto do projeto, ao reforçar que o evento foi contemplado em duas ocasiões no Proac Editais (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Há dois anos, o Cural incorporou em sua programação o Fórum das Tradições de Piracicaba, que em 2018 completa 10 anos. Na música, nomes como Dona Zaíra, Thaíde, BNegão, Mundo Livre S.A., Batuque de Umbigada, Samba de Lenço, Porto Maracatu, Cataia, Craveiro e Cravinho, Orquestra Contemporânea de Olinda e Theresa Alves estão entre os que figuraram na programação nas diferentes edições.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas