08 DE AGOSTO DE 2023
Através de requerimento, vereadora Silvia Morales questiona o Executivo e argumenta que a demora para realização de exames dificulta o trabalho médico
Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua
Durante a 40ª Reunião Ordinária de 2023, nesta segunda-feira (7), a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, justificou o voto a respeito do requerimento 648/23, de sua autoria, aprovado em Plenário, que solicita informações sobre exames clínicos referentes à saúde da mulher.
No requerimento, a parlamentar cita a preocupação com a demora para realização dos exames de mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, além de colonoscopia e endoscopia. O tema também foi citado no requerimento 294/21, apresentado pelo médico e também vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), que questiona sobre os exames de estereotaxia e endoscopia, que são preventivos e investigativos.
"Estive num ginecologista esses dias atrás e me assustou uma realidade que ele traz. Ele trouxe umas demandas e nós colocamos em prática", disse Silvia Morales. De acordo com a vereadora, a demora para realização desses procedimentos dificulta o trabalho dos médicos, pois várias doenças, quando detectadas em estágio inicial, tornam o tratamento mais eficaz e menos oneroso ao município.
No requerimento, Silvia Morales pergunta quais os serviços de atendimento à saúde da mulher são executados atualmente e se, além dos serviços em funcionamento, existe projeto para outros tipos de atendimento. Ele pergunta também quantos médicos ginecologistas atuam na rede municipal de saúde, quantos são concursados e quantos são contratados diretamente entre outras questões.
Assista à fala completa da parlamentar ao clicar no vídeo que acompanha a matéria.