PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2020

Estagiárias da Câmara participam de roda de conversa sobre cultura


Ana Caroline Lopes e Raquel Soares foram mediadoras da roda de conversa “Cultura Piracicabana”, promovida pelo curso técnico Guia de Turismo do Senac.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Estagiárias exibiram no evento o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana.



As estagiárias do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Ana Caroline Lopes e Raquel Soares, foram mediadoras da roda de conversa “Cultura Piracicabana”, promovida na noite desta quinta-feira (12), pelo curso técnico Guia de Turismo, do Senac de Piracicaba.

Motivadas pelos desejos de desvendar as características que tornam o município de Piracicaba referência em cultura e evidenciar a contribuição das diversas manifestações artísticas para a transformação da sociedade, as estagiárias exibiram no evento o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana”, fruto de um Trabalho de Conclusão do Curso.

Produzido em diferentes pontos turísticos de Piracicaba, a produção faz um mergulho na história e busca entender a forte ligação que a cidade tem com a cultura e suas tradições. Para isso, ouviu personagens ligados à arte, música, comunicação e gestão cultural de Piracicaba.

“Foi uma experiência incrível exibir o nosso trabalho aos alunos no Senac e sentir, a partir das reações que vimos no olhar de cada um, o quanto conseguimos transmitir o que queríamos desde o início: a cultura como um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano. Foi muito gratificante ver a nossa cultura e tradições serem reconhecidas por um público tão diverso”, destacou Ana Caroline Lopes.

Para Raquel Soares, a cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia e, a oportunidade de transmitir conhecimento e divulgar riqueza cultural presente na cidade, fez com que muitos saíssem valorizando ainda mais Piracicaba. “Temos certeza que o documentário evitará que sejam esquecidos os valores culturais que temos, além disso, a cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade e unir o povo, por meio de suas diferenças”, afirmou.

O retrato do contexto histórico e cultural de Piracicaba e os eventos que consolidaram a cultura na cidade foram destacados no vídeo pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Neto, que também fala sobre a criação do ‘dicionário caipiracabano’. A cantora Thereza Alves relembra momentos marcantes de sua carreira na cidade e o chargista e diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto, fala da importância do evento, um dos mais antigos no mundo.

Também estão presentes na produção a artista plástica Marilu Trevisan, que destaca a cidade como fonte de inspiração para seus trabalhos, e a dupla Craveiro e Cravinho, que relembra com orgulho a interpretação de músicas marcantes, como “Rio de Lágrimas” e “Piracicaba que eu adoro tanto”.

Jamil Maluf, regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), fala do amor genuíno dos piracicabanos pela música. A produção também entrevistou Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, que conta do trabalho de gestão e divulgação das atividades culturais do município, além dos desafios da pasta.

O documentário pode ser assistido por meio do link: https://youtu.be/CO5XRT4n97g



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura

Notícias relacionadas