
20 DE DEZEMBRO DE 2018
Entre as principais conquistas do período está o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas.
Canal do YouTube, lançado recentemente, conta com 120 vídeos
Avaliada positivamente por 97,30% dos participantes, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba ofereceu, em dois anos de atividades, palestras, cursos e debates para 4.600 pessoas. Sempre voltados para a capacitação e promoção da cidadania, os conteúdos garantiram o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas.
Para a diretora da Escola, a vereadora Nancy Thame (PSDB), as iniciativas contribuíram para ampliar o diálogo com a sociedade e proporcionou um novo olhar sobre o Legislativo. “Sem dúvida, 2018 abriu o caminho da consolidação deste trabalho. Depois do processo de implantação em 2017, neste ano conseguimos maior adesão externa, mas sobretudo um entendimento melhor do que representa a Escola para a Câmara”, disse.
A parlamentar avalia que o período foi importante para descobertas positivas. “Tem um movimento latente no município de pessoas que, embora tenham suas posições, elas querem conversar, e isso é impressionante”, enfatizou.
As boas experiências na Escola motivaram Nancy a defender seu TCC (trabalho de conclusão de curso) sobre o tema, em curso de especialização da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Em dois anos, a Escola estabeleceu parcerias e cooperações técnicas com 23 instituições e contou com a colaboração de 58 docentes voluntários, envolvidos em 206 atividades (sendo 98 entre abril e dezembro de 2017 e 108 entre março e dezembro deste ano).
Desde a implementação da Escola, os participantes receberam fichas de avaliação ao final das atividades e os índices sempre demonstraram a satisfação. No ano passado, 93,76% classificaram os cursos, palestras e oficinas como "bom/excelente", número que ficou em 97,30% em 2018. Índice acima dos 90% também foi registrado nas avaliações das instalações e do atendimento, recursos audiovisuais e processo de inscrição.
O presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB), avalia que a Escola do Legislativo tem colaborado para o processo de conscientização pública. "Muitas lideranças, pequenos grupos, moradores da periferia, estudantes, enfim, uma pluralidade de pessoas, estão chegando à Câmara por causa da Escola. Neste aspecto, a escolha pela vereadora Nancy Thame como diretora foi muito acertada. Ela foi atrás de um corpo docente voluntário, que tem sido muito elogiado e que se destaca pela amplitude de temas", diz.
Temas de relevância sociais estiveram em discussão nas palestras, cursos e debates, como o fim da violência contra a mulher, empoderamento feminino, regularização fundiária, educação ambiental, riscos da internet, economia doméstica, finanças pessoais, Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, monitoramento e avaliação das políticas públicas, qualidade de atendimento ao cliente, segurança pública, justiça restaurativa, astronomia, entre outros.
A Escola também ofereceu o Curso Técnico Legislativo, desde o segundo semestre de 2017, por meio de parceria com o Centro de Paula Souza/Etec Professor Coronel Fernando Febeliano da Costa. A primeira turma teve formatura na última terça-feira (18) e frequentou as aulas durante dois anos, com carga de 1.570 horas.
CONQUISTAS –– Entre as conquistas deste ano está a sala de aula no andar térreo do prédio anexo da Câmara, inaugurada em 25 de maio, tendo como foco a acessibilidade de pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida. Com 65 metros quadrados, ela tem capacidade para 70 alunos e foi concebida como área complementar às demais já utilizadas pela Câmara no desenvolvimento das aulas.
As inovações tecnológicas foram reforçadas este ano, com a transmissão ao vivo pela TV Câmara e internet, além da criação de um canal no YouTube, inaugurado com 120 vídeos.
DIvulgada em novembro deste ano, a quarta edição do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas rendeu à Escola do Legislativo o primeiro lugar na subcategoria Educação para Cidadania, que integra a categoria Democracia e Cidadania. O evento foi realizado pelo Movimento Voto Consciente, OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo), Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas) e Lab.Gov (Laboratório de Gestão Governamental da Universidade de São Paulo).
Para todas as atividades da Escola, houve o incentivo para doação de 1 litro de leite, em prol de 14 entidades filântrópicas credenciadas. Foram arrecadados 1.345 litros no período.