
07 DE DEZEMBRO DE 2018
Nancy Thame (PSDB) participou, sexta-feira (7), no Guarujá, de encontro de associação que reúne órgãos de educação para a cidadania
A diretora da Escola do Legislativo, vereadora Nancy Thame (PSDB), participou, nesta sexta-feira (7), do 4o Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas do Estado de São Paulo, realizado na Câmara Municipal do Guarujá, cidade do litoral paulista. A programação contou com debate sobre política, educação, mídia e com relato de diversas experiências de espaços de formação cidadão nos Legislativos municipais.
Organizado pela APEL (Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas do Estado de São Paulo), o encontro reuniu representantes de órgãos de cerca de 20 câmaras do Estado com o objetivo de debater os desafios de ampliação do trabalho de educação para a cidadania. “São instrumentos importantes para aproximar o Legislativo da população”, disse o vereador Edilson Dias, presidente da Câmara do Guarujá.
Roberto Lamari, presidente da APEL, destacou que o objetivo do evento é congregar vereadores e servidores que estão envolvidos em Escolas do Legislativo. “Fazemos dois encontros anuais para que a gente possa conversar e se encontrar”, disse, ao informar que a entidade mantém um grupo de contato em redes sociais para ampliar o intercâmbio entre as diversas experiências desenvolvidas no Estado.
“O que tem nos orgulhado bastante é ver que o pessoal estão cada vez mais próximos e temos tendo várias surpresas na atuação das Escolas do Legislativo”, disse, ao informar que, atualmente, existem cerca de 40 órgãos no Estado e que, até o final de 2019, a previsão é chegar a 100.
Nancy Thame apresentou a experiência de Piracicaba, criada em 2014, mas que passou a funcionar desde janeiro de 2017, quando a vereadora assumiu a direção da Escola. Até o início deste mês, foram firmadas parcerias com 23 instituições e 58 docentes já apresentaram cursos como voluntários em 199 atividades desenvolvidas pelo órgão, tendo alcançado um público de mais de cinco mil pessoas.
“Acho importante que a gente possa criar memória sobre a atividade que estamos exercendo, para que o público possa entender a dimensão do trabalho de formação para a cidade que ocorre nas câmaras municipais”, disse a vereadora Nancy Thame, durante a apresentação sobre o trabalho desenvolvido em Piracicaba.
PROGRAMAÇÃO – O 4o Encontro Estadual das Escolas do Legislativo e Contas iniciou com as palestras dos deputados federais eleitos Luis Flávio Gomes (PSB) e Júnior Bozella (PSL) e do presidente da ABEL (Associação Brasileiras das Escolas do Legislativo e Contas), Florian Madruga. Também contou apresentação sobre gestão de Escolas do Legislativo, com o professor Renato Eliseu Costa, e sobre mídia, com Juliana Fratini.
Também foram apresentadas experiências de Escolas do Legislativo das Câmaras de Campinas, Cubatão, Bragança Paulista e Sorocaba.
O próximo encontro da APEL acontecerá no primeiro semestre de 2019 em Campinas.