PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2018

Escola do Legislativo amplia intercâmbio com câmaras do Estado


Nancy Thame (PSDB) participou, sexta-feira (7), no Guarujá, de encontro de associação que reúne órgãos de educação para a cidadania



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Encontro Paulista das Escolas do Legislativo aconteceu na Câmara do Guarujá

Encontro Paulista das Escolas do Legislativo aconteceu na Câmara do Guarujá
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Encontro Paulista das Escolas do Legislativo aconteceu na Câmara do Guarujá

Encontro Paulista das Escolas do Legislativo aconteceu na Câmara do Guarujá
Salvar imagem em alta resolução


A diretora da Escola do Legislativo, vereadora Nancy Thame (PSDB), participou, nesta sexta-feira (7), do 4o Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas do Estado de São Paulo, realizado na Câmara Municipal do Guarujá, cidade do litoral paulista. A programação contou com debate sobre política, educação, mídia e com relato de diversas experiências de espaços de formação cidadão nos Legislativos municipais.

Organizado pela APEL (Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas do Estado de São Paulo), o encontro reuniu representantes de órgãos de cerca de 20 câmaras do Estado com o objetivo de debater os desafios de ampliação do trabalho de educação para a cidadania. “São instrumentos importantes para aproximar o Legislativo da população”, disse o vereador Edilson Dias, presidente da Câmara do Guarujá.

Roberto Lamari, presidente da APEL, destacou que o objetivo do evento é congregar vereadores e servidores que estão envolvidos em Escolas do Legislativo. “Fazemos dois encontros anuais para que a gente possa conversar e se encontrar”, disse, ao informar que a entidade mantém um grupo de contato em redes sociais para ampliar o intercâmbio entre as diversas experiências desenvolvidas no Estado.

“O que tem nos orgulhado bastante é ver que o pessoal estão cada vez mais próximos e temos tendo várias surpresas na atuação das Escolas do Legislativo”, disse, ao informar que, atualmente, existem cerca de 40 órgãos no Estado e que, até o final de 2019, a previsão é chegar a 100.

Nancy Thame apresentou a experiência de Piracicaba, criada em 2014, mas que passou a funcionar desde janeiro de 2017, quando a vereadora assumiu a direção da Escola. Até o início deste mês, foram firmadas parcerias com 23 instituições e 58 docentes já apresentaram cursos como voluntários em 199 atividades desenvolvidas pelo órgão, tendo alcançado um público de mais de cinco mil pessoas.

“Acho importante que a gente possa criar memória sobre a atividade que estamos exercendo, para que o público possa entender a dimensão do trabalho de formação para a cidade que ocorre nas câmaras municipais”, disse a vereadora Nancy Thame, durante a apresentação sobre o trabalho desenvolvido em Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO – O 4o Encontro Estadual das Escolas do Legislativo e Contas iniciou com as palestras dos deputados federais eleitos Luis Flávio Gomes (PSB) e Júnior Bozella (PSL) e do presidente da ABEL (Associação Brasileiras das Escolas do Legislativo e Contas), Florian Madruga. Também contou apresentação sobre gestão de Escolas do Legislativo, com o professor Renato Eliseu Costa, e sobre mídia, com Juliana Fratini.

Também foram apresentadas experiências de Escolas do Legislativo das Câmaras de Campinas, Cubatão, Bragança Paulista e Sorocaba.

O próximo encontro da APEL acontecerá no primeiro semestre de 2019 em Campinas.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas