PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE ABRIL DE 2019

Erler cobra informações sobre fila de espera nas creches do município


Parlamentar apresentou requerimento de urgência na reunião desta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dados de reportagem do jornal Gazeta de Piracicaba são apresentados pelo vereador



A Câmara aprovou o requerimento 297/2019, em que o vereador Matheus Erler (PTB) solicita informações do Executivo sobre a fila de esperas nas creches. O parlamentar apresentou o documento em caráter de urgência na 16ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (1º).

O parlamentar quer saber se o Executivo tem conhecimento da “real situação” na educação do município, se existe alguma situação atípica que levou a um aumento no número da lista de espera, se há concurso vigente e se os professores aposentados serão repostos. Além disso, pergunta quais providências emergenciais serão tomadas que a solução do problema seja efetiva.

Erler cita como exemplo reportagem publicada pelo jornal Gazeta de Piracicaba, de que a prefeitura precisaria abrir 429 vagas para atender a demanda de vagas de creche entre zero e três anos, sendo a maior procura para bebês de um a dois anos.

“No início do ano, na volta às aulas, a expectativa de matrículas na educação infantil era de 18,8 mil alunos, conforme dados divulgados pela secretaria, mas a lista refere-se apenas à demanda das creches, nas séries Berçário I e II e Maternal I e II”, diz Erler, ao informar ainda que considera o número de 429 alto para o período.

O vereador destaca que a cidade conta com 87 creches, tendo o maior déficit no Berçário II, que atende crianças com idade entre um e dois anos, com a maior lista de espera na Zona Norte. “Tivemos conhecimento, recentemente, da aposentadoria de cerca de 80 professores da Rede Municipal de Ensino, o que pode estar impactando a falta de vagas, e a redução de salas de aulas por falta de professores”, opina Erler, no texto da propositura.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas