PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2022

"Era para o carnê estar na casa das pessoas", diz vereador sobre IPTU


Pedro Kawai (PSDB), em discurso na noite desta segunda-feira (14), criticou atraso na entrega dos carnês de IPTU e falta de investimentos públicos por parte da Prefeitura



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

"O governo atual fica olhando para trás", disse o vereador Pedro Kawai durante a 4ª reunião ordinária de 2022






Ao discursar na condição de líder de bancada durante a 4ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (14), o vereador Pedro Kawai (PSDB) criticou o atraso na entrega dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aos munícipes: "os carnês do IPTU deveriam ter sido entregues lá atrás, e não agora, no desespero, com dor de barriga, e deixando muita gente sem poder pagar dia 15 [data de vencimento sem acréscimo de juros]. A Prefeitura está devendo, sim… e quem não tem impressora em casa, e quem não tem acesso à internet?", questionou o parlamentar.

Kawai também lembrou a recente majoração da taxa de coleta de lixo (que é cobrada junto ao IPTU), que, apesar de rejeitada pela Câmara em setembro de 2021, foi aplicada em 2022. "Ele [prefeito] 'peitou' e disse: não existe a Câmara, nós vamos cobrar 100% da taxa de lixo, sendo que a prefeitura cobrava só 40% até o ano passado", disse.

O parlamentar também rebateu críticas sobre a aprovação, em 2017, de lei municipal que autoriza a prefeitura desde então a reajustar os valores do IPTU de acordo com o índice anual de inflação. Para Kawai, a medida tomada naquele ano se fez necessária pois, "em  2016, a Prefeitura passava por uma crise financeira muito grande, não tinha dinheiro para investimentos. Tinha menos de 1% de seu orçamento para investimentos, para construções, e o único dos impostos que podia fazer investimento era no IPTU", lembrou.

Segundo o vereador, esses recursos eram importantes, inclusive, para que o Executivo municipal pudesse arcar com as contrapropostas necessárias ao recebimento de emendas parlamentares e outras verbas oriundas de outros entes: "tinham várias emendas parlamentares aprovadas, e Piracicaba precisava ter recursos para dar contrapartida, como, por exemplo, a construção da UPA da Vila Cristina, duas policlínicas, algumas escolas, salas de aulas".

Por fim, Kawai disse que a Prefeitura "está com o caixa bufando de dinheiro e muita coisa para se fazer na cidade", e criticou dizendo que "o governo atual fica olhando para trás".

O discurso do parlamentar pode ser visto no canto superior esquerdo da página. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas