22 DE NOVEMBRO DE 2022
Reunião solene é de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB)
“A dança forma e transforma, é informação prática e formação de vida, é fonte de sobrevivência e trabalho. A arte desenvolve a sensibilidade e sem ela nos tornamos mesquinhos. A vida com a arte é o aprendizado com amor”, declarou Camilla Pupa ao agradecer o “Título de Cidadã Piracicabana”, recebido em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (22)
Natural do município de São Paulo (SP), Luciana Camilla Dórcia Tápias Pupa é bailarina, professora, coreógrafa e maître de ballet clássico. A homenageada dedica-se à preparação de bailarinos e professores de Piracicaba para o mercado de trabalho. Sob sua direção, diversas bailarinas conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze e bolsas de estudos nas mais importantes escolas e companhias da Europa.
Em 2008, iniciou seu trabalho como diretora artística da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), ligada à Secretaria Municipal da Ação Cultural, que representou Piracicaba em diversas premiações, ganhando destaque nacional e internacional.
“Sinto-me honrada, abençoada e profundamente emocionada por receber esse título e considero esse momento um dos mais importantes e inesquecíveis da minha vida”, agradeceu.
A iniciativa da homenagem é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do decreto legislativo 40/2022. “É Piracicaba que ganha hoje, ganha a maître competentíssima, uma profissional gigantesca, mas acima de tudo uma profissional firme, forte e fiel, que é o mais importante de tudo. E é isso que conquista as pessoas, enaltece o ser humano. Parabéns por formar cidadãos e por formar profissionais”, elogiou o vereador e amigo da homenageada.
Acompanhada do marido, Pedro de Freitas Neto, a maître Camilla Pupa ficou emocionada após a exibição de um vídeo que narrava sua história e incluiu depoimentos dos dois filhos e de ex-alunos que hoje são bailarinos profissionais que atuam no Brasil e no exterior.
“Camilla é um coração e um corpo que pulsam no compasso da dança e transferem emoção, amor, realização e oportunidade a muitos jovens”, disse Heloísa Guerrini, amiga e ex-colega de trabalho da homenageada. Ao fazer a saudação, Guerrini relatou ter assistido o crescimento de grandes bailarinos nas mãos da maître.
Biografia - Camilla Pupa é natural do município de São Paulo e iniciou seus estudos com Aracy Evans. Diplomou-se em 1976 pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, sob direção de Marília Franco, integrando o Corpo de Baile da E.M.B. de São Paulo, onde atuou como solista por 2 anos.
Em 2017, foi eleita vice-presidenta do Conselho Internacional de La Danse, sessão Piracicaba. Dirige a Cia. Clássica da Promodança, desde o início de 2022. É diretora do Sinddança, e do Ilusão & Vida Cia. De Dança, onde ministra aulas, prepara professores para o mercado de trabalho e bailarinos para audições e festivais, bem como é constantemente convidada para integrar comissões julgadoras nos mais importantes festivais de dança no Brasil. Integra a CBEBC (Comunidade Brasileira de Estudos de Ballet Clássico), como pedagoga ballet clássico e cursa Gestão do Terceiro Setor pelo Centro Universitário Internacional Uninter.
Em Piracicaba, destaca-se pelo trabalho iniciado em 2008 como diretora artística da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), ligada à Secretaria Municipal da Ação Cultural. Entre muitos feitos, ela levou a companhia à fase final do Mapa Cultural Paulista, representando a região de Campinas, e conquistou o primeiro prêmio no Mapa Cultural de São Paulo. Participou, em 2012, da Virada Cultural Paulista em Piracicaba. Sob sua condução, a Cedan também se classificou em 4º lugar no 3th The International Dance Festival Tanzolymp, em Berlim, na Alemanha.
Iniciou como professora de ballet clássico em 1982, no Espaço de Danças Ilusão & Vida (Camilla Ballet). Depois de 4 anos formou a companhia de danças “Ilusão & Vida Cia. de Dança Camilla Ballet”, de reconhecimento nacional e internacional, pela qual acumulou mais de 425 apresentações em espetáculos e festivais por todo o país. Possui ainda mais de 350 prêmios adquiridos em festivais.
Por anos consecutivos apresenta bailarinas que são a revelação e maior nota do festival organizado pelo Sinddança, o Enda (Encontro Nacional de Dança), e no Congresso Internacional de Dança de Brasília.
Em 2007, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, produziu o espetáculo de ballet “Gala Internacional de Dança – Um Brinde a Piracicaba”, que reuniu diversos profissionais que atuam em Companhias brasileiras e internacionais de dança. Em 2009, assume a direção artística e curadoria da Semana da Dança de Piracicaba e a direção da Grande Gala de Dança Piracicabana. Em 2010, assume a direção artística do 1º Festival de Dança de Piracicaba (Piradança). Ainda em 2010, foi indicada por Maria Pia Finoccio para assumir cargo de diretora do Sinddança (Sindicato dos Profissionais da Dança do estado de São Paulo).
Coreografou e dirigiu duas alas com mais de 70 integrantes para o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos do Peruche, para apresentação no Carnaval de 2011, no Sambódromo de São Paulo.