PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2008

Em breve TV Câmara terá sistema ‘close caption’. Transmissão beneficiará deficientes auditivos


De volta para o futuro! A TV Câmara Piracicaba(Canal 08 da Net) poderá ter, em breve, o sistema ‘close caption’, que é a tradução simultânea de tudo que é falado du (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


De volta para o futuro! A TV Câmara Piracicaba(Canal 08 da Net) poderá ter, em breve, o sistema ‘close caption’, que é a tradução simultânea de tudo que é falado durante a programação. O vereador André Bandeira(PSDB), em companhia da diretora-administrativa do Legislativo, Kátia Mesquita, do jornalista Marcelo Bandeira e do chefe de gabinete, Clodoaldo Marreto, esteve ontem à noite(12/03) visitando as instalações da TV Câmara, de Campinas(SP), onde esse programa foi implantado.

Enquanto os vereadores estão falando, uma pessoa com um fone de ouvido digita num aparelho o conteúdo e disponibiliza os caracteres na tela, em tempo real, beneficiando principalmente os deficientes auditivos que, devido à deficiência, são impossibilitados de ouvir o pronunciamento dos parlamentares. "É um processo moderno da TV Câmara de Campinas que poderemos adotar em nossa TV(Piracicaba), medida que ajudará as pessoas com necessidades especiais a acompanhar o trabalho dos parlamentares por meio das letrinhas", justifica Bandeira.

"Todos os aparelhos de TV fabricados depois de 1997 já tem o sistema ‘close caption’ possibilitando que o telespectador veja o conteúdo traduzido na parte de baixo do vídeo com os caracteres", explicou o diretor-operacional da TV Câmara, de Campinas, Alexandre Rocha. "Nós fazemos reportagens, não só da Câmara, mas dos assuntos de interesse da população saindo do padrão chapa branca. Um dos exemplos foi a criação do programa "Espaço Saúde", com a participação de médicos e profissionais da Prefeitura que respondem à perguntas elaboradas pelos nossos telespectadores. Constantemente a EPTV se utiliza das nossas pautas".

Implantação

A diretora-administrativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Kátia Mesquita analisará os custos para a implantação do sistema na emissora do Legislativo. "Vou levantar todos os investimentos necessários para a implementação desse importante sistema de transmissão", destacou a profissional.

A operação da TV Câmara de Piracicaba é a mesma de Campinas, pois o sinal dos estúdios é levado em cabos de fibra ótica até a sede da NET(geradora) para retransmissão via TV a cabo. "Nós pretendemos, num futuro próximo, transmitir em sinal aberto por meio da TV Senado", finalizou o diretor da TV Câmara, de Campinas, Alexandre Rocha. Kátia Mesquita não descartou essa possibilidade para Piracicaba, pois será necessário comprar um transmissor, links e torre a serem instalados na cidade e a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) para operar em parceria com a TV Senado.

O Legislativo de Campinas conta com 33 vereadores, mas, apenas, 11 estavam reunidos em Reunião Ordinária, no Plenário, com capacidade para comportar 470 pessoas sentadas.

 

 Por Marcelo Bandeira(33.121)

Fotos: Clodoaldo Marreto, Marcelo Bandeira e Kátia Mesquita



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas