
30 DE AGOSTO DE 2022
Ana Pavão entregou moção de apelo ao Ministro Marcelo Queiroga, na quinta-feira (26), que pede a compra de medicamento utilizado no tratamento do câncer de bexiga.
*Moção destaca falta de medicamento para tratamento de câncer de bexiga
Na última quinta-feira (26), a vereadora Ana Pavão foi para Brasília (DF), onde esteve em reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para protocolar uma moção de apelo direcionada a frente parlamentar de combate ao câncer.
A moção em questão é referente à falta do medicamento Onco-BCG, que trata o câncer de bexiga. A BCG é administrada diretamente na bexiga através de um cateter, sendo menos agressiva para o paciente e causando menos danos ao sistema imunológico, informa o texto da propositura, que acrescenta que esses medicamentos destroem as células cancerígenas em crescimento.
A falta destes medicamentos na rede saúde, além de causar um declínio ao tratamento da doença, causa também um transtorno emocional para o paciente, pois este fica inseguro ao andamento do tratamento, diz a parlamentar.
“Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Ministro e assessores sobre este grave problema. Sou grata pelos parceiros que tenho em Brasília pois, todas às vezes que tenho uma pendência, eles estão prontos em me atender”, afirma Ana Pavão.