PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE SETEMBRO DE 2018

Dia de Reanimação Cardiopulmonar acontece no Mercadão e no Shopping


Esta é a segunda edição do evento, organizada pelo vereador e médico dr. Ronaldo Moschini



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A reanimação cardiopulmonar, conhecida como RCP, amplia de cinco a seis vezes a chance de sobrevida em vítimas de paradas cardíacas. O alerta é do vereador Ronaldo Moschini (PPS), autor do Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar. Para marcar a data este ano e alcançar o público leigo, o parlamentar promove ações no dia 22 de setembro, em dois locais: no Mercadão Municipal, das 8h30 às 12h, e no Shopping Piracicaba, das 13h às 22h.

O Ministério da Saúde estima 200 mil mortes por infarto a cada ano. Em 84%, as paradas cardiorrespiratórias são em residências. “Ao presenciar uma vítima da enfermidade, o recomendado é que seja acionado o sistema de emergência local e que tenha início, o quanto antes, as medidas de reanimação, até a chegada do desfibrilador e da equipe médica”, diz o dr. Ronaldo Moschini, médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e ginecologista obstetra.

Os treinamentos ocorrem no bolsão de estacionamento do Mercado Municipal, durante a manhã, e na praça de alimentação do segundo piso do Shopping Piracicaba, nos períodos da tarde e da noite. Os participantes aprenderão como reconhecer uma parada cardiorrespiratória. Em seguida, acompanhados de profissionais, realização a massagem de reanimação em bonecos. A duração do curso é de 10 minutos, com distribuição de cartilhas e entrega de certificados.

Dr. Ronaldo Moschini é autor do projeto de lei 106/2017, aprovado em 28 de agosto do ano passado, para a inclusão do Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar no Calendário Oficial de Eventos do Município, instituído pela lei 8704/2017. Além disso, é autor do projeto de decreto legislativo 46/2017, para que a Câmara realize anualmente, em setembro, atividades sobre o assunto. No ano passado, as ações aconteceram em 23 de setembro, quando 300 pessoas receberam treinamento.

Segundo o dr. Ronaldo Moschini, o objetivo é que as preparações alcancem o público leigo, os tornando aptos para se portar e intervir diante das paradas cardiorrespiratórias, enquanto é aguardada a chegada do socorro. “A cada minuto, uma pessoa com parada cardiorrespiratória perde entre 7% e 10% as chances de sobrevivência. Com a RCP, a redução é entre 3% e 4%”, diz.

Com a colaboração de cerca de 30 monitores cedidos pelos hospitais da cidade, esta edição foi idealizada pelo dr. Ronaldo Moschini com a médica Juliana Barbosa Previtalli, presidente regional da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

SERVIÇO – 2º Dia Municipal de Reanimação Cardiopulmonar – Uma ação pela vida. Sábado, 22 de setembro, das 8h às 12h, no Mercado Municipal (rua Governador Pedro de Toledo, Centro), e das 13h às 22h, no Shopping Piracicaba (avenida Limeira, 722, Areão).



Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas