
03 DE ABRIL DE 2019
Palestrante Osmar Ventris relatou a importância desta população na sociedade
Roda de diálogo realizada com os alunos
“O que é ser idoso?”, perguntou o palestrante Osmar Ventris ao embarcar no tempo do surgimento da televisão ou enquanto ganhava as primeiras cores, na roda de diálogo sobre a "5ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa", no espaço da Escola do Legislativo, na manhã desta quarta-feira (3).
Quando Ventris questionou sobre a necessidade de um idoso, teve respostas como cuidado, amor, atenção, valorização, carinho e, o mais citado, o respeito. "Não há uma definição concreta para o significado desta última palavra, mas que isso é trabalhado quando existe a simpatia e a empatia, que, embora parecidas, possuem diferenças", disse.
Ele explicou que ambos são sobre conectar-se com fato ou sentimento. É através da conexão que há diálogo e apenas quem sente pode nos falar o que sentimentos. “Precisamos aprender a ouvir com empatia”, disse.
Na palestra, Ventris mostra o quanto as pessoas não têm percepção do que é ser idoso, além da paciência, que se torna um ponto principal para quem cuida ou convive com eles, já que essas mesmas pessoas um dia também se tornarão idosas.
O advogado ressaltou a importância de entender os sentimentos e as necessidades desta população e argumentou sobre as políticas públicas voltadas para idosos.
Segundo ele, as pessoas da terceira idade enfrentam desafios de crescer em uma sociedade que os excluem e não os enxergam como pessoas criativas.
Além disso, foi abordado o CNDI (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa), que publicou comunicado com um calendário, temático e divisão de eixos que foram apresentados na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa para o ano de 2019, que deverá ser realizada até o dia 15 de novembro .
Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo, participaram do evento. "Temos um espaço com diversos temas para a que a população possa interagir, fazer uma roda de conversa e propor idéias e ações. A Escola trabalha na promoção para a cidadania", disse a parlamentar.