
04 DE ABRIL DE 2025
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou de evento, promovido pelo Cerest
Conferência teve como eixos a política nacional de saúde, as novas relações de trabalho e a participação popular
Na manhã desta sexta-feira (04), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) representou a Câmara Municipal de Piracicaba na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Etapa Municipal, realizada no Salão Nobre da Fumep. O evento, organizado pelo Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), reuniu trabalhadores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.
Com o tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", a conferência abordou três eixos principais: A política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; A participação popular na construção de políticas públicas de saúde para os trabalhadores.
Além disso, o encontro teve como objetivos: definir diretrizes para políticas de saúde no campo da saúde pública, a partir da atuação conjunta entre diversos setores; promover o debate social sobre o SUS e fortalecer a participação da sociedade na formulação de propostas que assegurem a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores; identificar experiências positivas já em andamento; fortalecer iniciativas de cidadania e redes de atuação conjunta em prol da saúde do trabalhador; sensibilizar e incentivar a participação em coletivos e instâncias decisórias; discutir a saúde de trabalhadores do campo, da cidade e das florestas, entre outros.
Durante sua participação, Gustavo Pompeo destacou sua trajetória e o compromisso que mantém com as causas dos trabalhadores. “Hoje estou vereador, mas tenho orgulho de ser motoboy de profissão, função que exerci por sete anos. Eu sei bem dos riscos e da precariedade que muitos trabalhadores enfrentam no dia a dia. Dentro do poder público, tenho me empenhado em trazer essa luta para dentro dos fóruns e espaços de decisão. É por meio dessas discussões que a gente transforma a realidade de quem está na ponta", afirmou.