PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE JANEIRO DE 2018

Comissões atuam para dar segurança legal e técnica aos projetos


Temáticas, as nove comissões instaladas na Câmara têm papel fundamental para a consolidação das propostas dos vereadores



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Para entender o processo de votação dos projetos legislativos que tramitam na Câmara de Vereadores de Piracicaba durante as reuniões ordinárias, é preciso saber que, antes de serem votados em plenário, todos passam por uma avaliação.

Essa triagem é realizada pelas comissões permanentes da Câmara, que são órgãos compostos de vereadores com o objetivo de examinar, estudar e investigar dados das propostas para emitir parecer. Todas as comissões são formadas por três membros, um relator, um presidente e um membro.

“Analisando aspectos técnicos e sempre averiguando os princípios das constituições federal e estadual, bem como a Lei Orgânica do Município, as comissões tem a autoridade de propor modificações aos projetos, que são anexadas ao parecer como emendas ou substitutivo”, explica o Diretor do Departamento Legislativo, Fábio Dionísio.

Na Câmara de Piracicaba são nove comissões permanentes que têm a competência definida no Regimento Interno da Casa. São elas: Legislação, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Saúde e Promoção Social; Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Ética e Decoro Parlamentar.

As propostas legislativas são encaminhadas às comissões, de acordo com o assunto tratado no projeto, que têm de 5 a 15 dias úteis para emitir algum parecer. Após a apresentação do relatório, com a aprovação ou rejeição de uma proposta, os outros membros têm a autonomia para dar parecer em separado em até três dias úteis. Caso essa manifestação não ocorra, é entendido que houve concordância do membro e o parecer válido é o do relator. Se a maioria for contrária ao relatório, o voto em separado fica sendo como o da comissão.

“Se todas as comissões às quais tenha sido distribuído rejeitarem o projeto, ele não chega nem a ser votado no plenário, é diretamente arquivado”, destaca Dionísio.

Comissões e Funções:

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação, presidida pelo vereador José Longatto (PSDB), avalia os aspectos constitucionais dos projetos, como a denominação correta de vias e próprios públicos.

Compete à comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Gilmar Rotta (PMDB), analisar as diretrizes orçamentárias de uma proposta, bem como seu investimento anual e plurianual.

Liderada por Osvaldo Schiavolin, o vereador Tozão (PSDB), a comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas analisa os projetos associados à realização de obras e execução de serviços pelo município.

Jonson Oliveira (PSDB) preside a comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, que emite parecer sobre projetos referentes a esses assuntos, assim como analisam as propostas de nomenclatura de vias, logradouros e próprios municipais.  Presidida por Nancy Thame (PSDB), compete à comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável avaliar os processos baseando-se no sistema municipal de meio ambiente, levando em conta questões importantes, como direito ambiental, planejamento e desenvolvimento sustentável.

A comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural também é presidida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e baseia os pareceres das propostas pela organização do setor rural sustentável, pelas políticas de cooperativismo, planejamento agrícola e desenvolvimento tecnológico da agropecuária e extensão rural, assim como a pela política de abastecimento e comercialização de produtos.

A comissão de Saúde e Promoção Social, presidida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), avalia os pareceres que dizem respeito ao sistema de saúde do município, à higiene e obras assistenciais. Na comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, na qual o vereador Paulo Serra (PPS) é o presidente, são avaliadas e investigadas denúncias relativas a ameaças ou violações de direitos humanos, fiscalizando programas governamentais que protegem e defendem esses direitos.

Presidida pelo vereador José Marcos Abdala (PRB), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar realiza a mediação do processo disciplinar, que julga os atos de vereadores que possam estar ferindo a ética e o decoro parlamentar. A principal função dessa comissão é zelar pela dignidade do Poder Legislativo dentro das cláusulas da Lei Orgânica e do Regimento Interno. 

As reuniões das comissões são periódicas e públicas. Elas ainda têm a prerrogativas de chamar audiências públicas para ampliar as discussões e conhecer o interesse da população em determinados assuntos.  No caso dos projetos de autorias do Executivo e que versão sobre Orçamento Público e Plano Diretor de Desenvolvimento, as audiências são obrigatórias.

Todas as comissões têm o suporte técnico dos Departamentos Jurídico e Legislativo da Casa de Leis. O acesso às programações das comissões, com datas e horários das reuniões, é pelo site da Câmara, no link agenda de eventos, que pode ser acessado aqui



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira

Notícias relacionadas