PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE ABRIL DE 2018

Com presença da secretária de Educação, Câmara discute denúncias


Trazidas à Casa pelo movimento "Luto pela Educação", reclamações pautam reunião pública nesta quarta-feira, às 19h30, no plenário.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba recebe nesta quarta-feira (11), a partir das 19h30, a secretária municipal de Educação, Angela Correa, para ouvir explicações relacionadas a denúncias e reclamações dos profissionais da educação. Em reunião no último dia 14, a categoria apontou a superlotação de salas de aulas e a falta de estrutura na rede municipal, além da deficiência no número de professores, professores auxiliares e estagiários.

De acordo com o requerimento 193/2018, do presidente da Comissão de Educação, Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), o objetivo da Casa é checar os problemas relatados, que indicam que "a educação não está sendo prestada com a qualidade devida, causando transtornos aos alunos".

Desde o ano passado, quando deu entrada na Câmara o projeto de lei complementar 17/2017, que trata do plano de carreira dos professores municipais, o Legislativo promoveu uma série de reuniões com o objetivo de esclarecer aos vereadores detalhes da proposta. Os encontros foram promovidos pela Comissão de Educação e pela presidência da Casa, que, conjuntamente, optaram por ampliar a discussão do projeto, a fim de garantir toda a segurança possível aos parlamentares antes da votação em plenário.

Vereadores receberam representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), o movimento "Luto pela Educação" ––composto por professores da rede municipal––, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais ––entidade sindical representativa da categoria–– e a secretária Angela Correa em reuniões fechadas para acolher as diversas opiniões dos grupos acerca da proposta do prefeito Barjas Negri (PSDB).

Diante da complexidade do tema, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), e outros vereadores ––como o vice-presidente, Ronaldo Moschini (PPS), Lair Braga (SD), Wagner de Oliveira (PHS) e Maestro Jonson––, em concordância com a maioria dos parlamentares,  fortaleceram a ideia de ampliar o debate. "Vamos levar essas conversas à exaustão, pois tratam de mudanças importantes na vida dos professores, dos alunos e das famílias", ponderou Erler.

Debruçado sobre o projeto de lei complementar desde o início de sua tramitação, o movimento "Luto pela Educação" propôs um ciclo de encontros que foram realizados em quatro datas no plenário da Câmara. No último, que ocorreu em 14 de março e foi conduzido por Lair Braga, professores e diretores expuseram uma série de situações que causaram reações nos demais vereadores, após tomarem conhecimento, e no Ministério Público, que acabou por abrir inquérito civil para investigar as denúncias ––entre elas, a superlotação das salas de educação infantil.

Com início às 19h30 e duas horas de duração, a reunião desta quarta-feira acontece no plenário e é aberta a todos os movimentos e à sociedade. A TV Câmara transmite ao vivo, nos canais 60.4 em sinal digital, 8 da Net e 9 da Vivo TV.

SAIBA MAIS

Câmara inicia diálogo sobre plano de carreira de professores

Com Sindicato, Câmara amplia debate sobre Plano de Carreira

Plano visa contenção de gastos em cima de nós, critica professora

Câmara ouve professores em ciclo sobre Plano de Carreiras

Ciclo de Debates discute perdas dos professores em Plano de Carreira

Câmara retoma reuniões sobre Plano de Carreira dos Professores

Plano de Carreiras: PLC volta ao debate nesta noite

Luto pela Educação conclui debates e critica desumanização em creches

Jonson convoca Secretária de Educação para reunião 



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Educação André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Chico Almeida Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira Antonio Padovan Zezinho Pereira Chico Roncato

Notícias relacionadas