24 DE JUNHO DE 2024
Vereador Laércio Trevisan Jr. entregou moção de aplausos neste domingo
Com 250 anos completados na sexta-feira (21), a Catedral de Santo Antonio, no Centro de Piracicaba, foi homenageada pela Câmara com a moção de aplausos 54/2024, proposta pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL).
O documento do Poder Legislativo que reconhece a história da igreja erguida na praça José Bonifácio foi entregue na manhã deste domingo (23) pelo parlamentar, que esteve acompanhado do deputado estadual Alex de Madureira (PL) e outras autoridades.
A então paróquia foi instalada em 21 de junho de 1774, tendo como primeiro vigário o padre João Manuel da Silva. Mas o atual templo só teve sua construção terminada em 1950, com a inauguração oficial, em 27 de dezembro, sendo marcada por missa pontifícia celebrada pelo então pároco, monsenhor Manoel Francisco Rosa, que comemorava seu jubileu de ouro sacerdotal e foi o responsável pela obra.
"É a igreja-mãe da Diocese de Piracicaba, o centro da vida litúrgica. É o ponto concreto de unidade, templo das grandes celebrações diocesanas", destacou Trevisan Jr.
Atualmente, a Catedral de Santo Antonio tem como bispo diocesano dom Devair Araújo da Fonseca, como pároco emérito o monsenhor Jamil Nassif Abib, como pároco o padre Henrique Dionísio Assi, como vigário paroquial o padre Leandro Rasera Adorno e como diácomo emérito Luiz Venturini.