13 DE DEZEMBRO DE 2022
Informação foi apresentada pelo vereador Pedro Kawai, durante a 65ª reunião ordinária
Vereador Pedro Kawai (PSDB)
O vereador Pedro Kawai (PSDB) criticou a possível alteração das refeições fornecidas pelos Cases (Centros de Atendimentos Socioeducativos) por lanches de queijo, durante a 65ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (12).
Nos Cases, crianças de escolas estaduais realizam oficinas, que podem ser de uma hora e meia até três horas, no horário alternado das aulas. Hoje, eles almoçam no local e depois vão para suas casas. Segundo Kawai, a Prefeitura não irá fornecer mais as refeições, mas um lanche de queijo. O motivo seria a falta de demanda, já que as escolas em tempo integral estão absorvendo os alunos que frequentam os Cases.
Kawai explicou que Piracicaba conta com 7 Cases e ele participou de reuniões, juntamente com os vereadores Anílton Rissatto (Patriota) e Rai de Almeida (PT), que debateram sobre as alterações que serão implantadas a partir de janeiro que vem. "Essas mudanças estão na contramão do que queremos. A proteção que o Case oferece abrange 80 crianças a tarde e 40 de manhã. A grande duvida é por que não se mantém do jeito que está? A fala é que não tem demanda por causa das escolas integrais, então por que não oferecer para os alunos das escolas municipais, que não tem essa opção", questionou.
O vereador acrescentou que "o déficit nutricional dessas crianças vai ser gritante". "Os Cases são um trabalho de 20 anos. Foi uma evolução, um crescimento, a criança sai da escola, continua bem cuidado. Sem as refeições, somente com um lanche de queijo, não vão querer mais ir", afirmou.
Ele também abordou o trabalho do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que foi tema da fala do vereador Gustavo Pompeo (Avante). "Investir na prevenção ao uso de drogas é fundamental. Proteger as crianças é sinal de que o poder público pensa no futuro da cidade", afirmou.
Confira a fala completa do vereador no vídeo acima.