PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE SETEMBRO DE 2014

Capitão Gomes determina medição de magnetismo em antenas de celular


Radiação de ondas eletromagnéticas preocupa o parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Salvar imagem em alta resolução


O presidente da Comissão de Estudos sobre Equipamentos de Transmissão e Recepção de Sinais de Telefonia Móvel e Fixa no Município de Piracicaba, vereador Carlos Gomes da Silva (PP) anunciou, nesta terça-feira (23), que acompanhará a medição de eletromagnetismo em pelo menos quatro antenas de telefonia celular da cidade. O objetivo, segundo ele, é diagnosticar os níveis de emissão de sinais elétricos e sonoros em duas etapas: de dia e à noite.

Sem informar a data das medições, por razões estratégicas, Capitão Gomes disse que não está convencido de que as antenas não causam mal à saúde, como alegam as operadoras. “Gostaria muito de estar equivocado, mas os estudos científicos que apresentamos na primeira reunião da Comissão, realizada no final do mês passado provam o contrário”, disse o parlamentar. Ele lembrou que o câncer é apenas uma das doenças que podem ser desenvolvidas por pessoas expostas a esse tipo de emissão eletromagnética, e completou: “os que defendem as antenas como são hoje certamente não vivem ao lado delas e não são submetidos aos transtornos que elas representam”.

Durante a reunião da CE, realizada no final de agosto, as operadoras admitiram que já há tecnologia capaz de minimizar os impactos de uma antena de telefonia celular, mas não indicaram qualquer mudança de curto prazo. Já a pesquisadora Adilza Condessa Dode, da Universidade Federal de Belo Horizonte, convidada pela Comissão, alertou para a gravidade do problema e informou que em vários países as operadoras já respondem judicialmente por danos causados à saúde humana, arcando com tratamentos contra o câncer e outras doenças associadas à exposição eletromagnética.

De posse das informações, o vereador Capitão Gomes pretende fazer uma nova reunião com as operadoras para tentar chegar a uma decisão que favoreça Piracicaba e sua população.



Texto:  Assessoria parlamentar


Saúde Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas