PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE AGOSTO DE 2018

Cantores sertanejos serão homenageados com medalha "José Rico"


Projeto de autoria de Marcos Abdala tem como objetivo preservar a cultura das músicas caipira e raiz.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Com os objetivos de premiar grandes nomes das músicas caipira e raiz e de incentivar a criação e a evolução de novas duplas, o vereador Marcos Abdala (PRB) homenageará quatro duplas e dois cantores sertanejos com a Medalha de Mérito Musical "José Rico Alves dos Santos", instituída por iniciativa do parlamentar no ano passado.

Segundo Abdala, a condecoração fortalece o trabalho para resgate das músicas raiz e caipira. "Criamos essa medalha para homenagear e estimular os cantores de Piracicaba e região. O estímulo de duplas fortalece ainda mais essa cultura tão tradicional", afirmou o vereador.

Abdala lembra ainda que "a música da terra, como toda manifestação artística, surgiu de uma necessidade da sociedade rural de expressar, por meio de canções, suas alegrias e tristezas". "Lógico que os temas estão vinculados à sua realidade de vida, a seus modos e costumes, bem como a seus princípios éticos, religiosos e morais. Dentro dessa ótica, podemos afirmar que suas raízes são genuinamente nacionais", destacou.

Em 2018, serão homenageadas as duplas Pedro e Pedrinho, Moisés Rico e Gabriel, Luís Cássio e Devair e Craveiro e Cravinho e os cantores Alladin e Lourenço Prado. A solenidade de entrega da medalha acontece na próxima sexta-feira (17), às 19h, na Casa do Povoador, na avenida Beira Rio, 800.

MEDALHA - Aprovado pela Câmara durante a 36ª reunião ordinária de 2017, o projeto de decreto legislativo 17/2017, de Abdala, instituiu na Casa a Medalha de Mérito Musical "José Rico Alves dos Santos".

A seleção dos homenageados foi acompanhada por uma comissão formada por quatro membros, entre funcionários e assessores legislativos da Câmara, e indicada pelo gabinete do parlamentar.

Abdala cita que José Rico foi um dos nomes mais importantes na consolidação desse estilo musical. "Embora não seja um piracicabano nato, José Rico foi referência da música brasileira. Por essa razão, criamos esta medalha para homenagear os cantores de Piracicaba e região", conta.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas