PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE SETEMBRO DE 2018

Campanha busca compromisso de candidatos no combate à corrupção


Iniciativa da Transparência Internacional no Brasil foi apresentada na tarde desta quarta-feira (5), na Escola do Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre campanha de combate à corrupção aconteceu na Escola do Legislativo

Palestra sobre campanha de combate à corrupção aconteceu na Escola do Legislativo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Nicole Verillo, coordenadora da Transparência Internacional no Brasil

Nicole Verillo, coordenadora da Transparência Internacional no Brasil
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre campanha de combate à corrupção aconteceu na Escola do Legislativo

Palestra sobre campanha de combate à corrupção aconteceu na Escola do Legislativo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Nicole Verillo, coordenadora da Transparência Internacional no Brasil






A campanha Unidos Contra a Corrupção, desenvolvida pela Transparência Internacional no Brasil, propõe 70 medidas a serem implementadas para prevenir ações ilícitas no âmbito governamental e também no setor privado. “A corrupção é a primeira preocupação do País”, disse Nicole Verillo, coordenadora do Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção (Caiac) da organização. 

Formada em gestão de políticas públicas, Nicole ministrou palestra, na tarde desta quarta-feira (5), na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, para explicar o processo de organização da campanha e destacar que, no período eleitoral, foi criada plataforma para buscar o compromisso dos candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal com as propostas. 

Dividida em 12 blocos de diferentes segmentos, as novas medidas propõem avanços em diversas aéreas relacionadas à prevenção e ao combate da corrupção: o processo legislativo participativo, regulamentação do lobby, anticorrupção nas escolas, proibição da corrupção privada, proteção ao denunciante e seleção dos ministros e conselheiros de tribunais de contas do país. “O combate é feito pela luta de direitos, porque atinge e fere o nosso país”, esclareceu a palestrante. 

As propostas foram elaboradas pela Transparência Internacional em parceria com Fundação Getúlio Vargas e apoio de entidades que atuam na área, entre elas Contas Abertas (CA), Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e o Observatório Social do Brasil. 

Envolveu, ainda, 373 instituições consultadas, 200 especialistas, redatores e revisores, 912 participantes cadastrados na plataforma de consulta pública e 379 propostas de emenda aos projetos apresentados. 

“A corrupção é uma questão que divide a sociedade, também gera desigualdade, populismo e necessidade de uma resposta sistêmica”, avalia Nicole. Ela apresentou o ranking de percepção da corrupção, que avalia 180 países, e o Brasil sofreu queda no último índice e atualmente ocupa a 96ª posição, com 37 pontos. 

A campanha "Unidos Contra à Corrupção" lançou o site www.unidoscontraacorrupcao.org.br, no qual é feita a verificação dos candidatos em três fatores: se tem passado limpo, se possui comprometimento com a democracia e se aderiu às novas medidas. A população pode pressionar o candidato a cumprir esses fatores.

A Transparência Internacional apoia a luta da sociedade brasileira contra a corrupção, sendo um movimento global que compartilha uma visão de mundo em que as pessoas estejam livres da corrupção. 

A palestra contou com a vereadora Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo, que destacou o trabalho de educação na Câmara. “O maior foco da Escola é na promoção da cidadania”, disse. 

O evento também teve a presença do vereador Gilmar Rotta (MDB). “O primeiro passo é mudar as pessoas. Não adianta ter as mesmas pessoas de 40 anos atrás”, disse.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337 Fernanda Rizzi
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  TV Câmara


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas