
19 DE FEVEREIRO DE 2019
Palestra sobre tabagismo acontece nesta terça-feira (19), a partir das 20h, na sala de reuniões do 2º andar do Prédio Anexo da Câmara
Palestra sobre tabagismo foi solicitada pelo vereador Paulo Campos (PSD)
Representantes do grupo “Fumantes Anônimos” estarão nesta terça-feira (19), a partir das 20h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde realizam palestra sobre tabagismo e como é o método desenvolvido pela irmandade criada nos anos 1980 nos EUA – e desde os anos 1990 no País – que estimula “12 passos” para parar de fumar. O evento será na sala de reuniões do 2º andar do Prédio Anexo (com entrada pela rua São José, 457, Centro).
Solicitada pelo vereador Paulo Campos (PSD), a reunião tem o tema “Para de Fumar – Decidido”, baseado na regra inicial do grupo, na qual o fumante deve ter apenas a consciência da dependência e reconhecer a compulsão sobre a “primeira nicotina”. “A admissão dá a condição de tornar a mente aberta e disposta a aceitar forças maiores”, diz o texto do grupo para o evento.
No texto do Fumantes Anônimos, eles salientam que pesquisas norte-americanas recentes mostram que entre 75 a 85% dos 50 milhões de fumantes nos EUA gostaria de parar, mas ainda não foram capazes. “No caso de toda esta companhia não ser confortadora, fará sentir-se melhor saber que 38 milhões de norte-americanos já pararam e outros 1,3 milhão a cada ano conseguem”, acrescenta o texto do grupo.
Durante a palestra, eles divulgam informações a respeito da indústria do tabaco, como o fato de que 50 mil estudos científicos já relataram a ligação direta entre cigarro e diversas doenças, assim como a publicação Surgeon General detalha que “fumar representa a mais extensivamente documentada causa de doenças jamais investigada na história da pesquisa biomédica”.
Fumar causa câncer dos pulmões, laringe, esôfago, cavidade oral (boca, língua, lábios, gengivas, palato) e garganta, assim como doenças cardíacas, derrame cerebral, enfisema e bloqueia as artérias das mãos e dos pés. Contribui ainda para causa de câncer cervical, aumenta os riscos de câncer pancreático e úlceras, gripes, pneumonia, bronquite, hemorragia cerebral e aneurisma da artéria abdominal. Também é associado a envelhecimento precoce da pele facial, especialmente ao redor dos olhos e da boca.