06 DE JUNHO DE 2024
Exposição assinada pela fotógrafa Josimara Elisa, inaugurada nesta quarta-feira (5), exalta as belezas naturais de Piracicaba. Obras podem ser vista até o fim do mês.
Josimara Elisa, artista em cartaz com a exposição fotográfica “Olhares e Afetos: A Natureza R(Existe)”
Foi caminhando de forma despretensiosa no “meio do mato”, às margens do rio Piracicaba, longe das demais pessoas, nos idos de 2021, em meio à pandemia da Covid-19, que Josimara Elisa se encantou ao olhar para uma natureza por ela até então não percebida, escondida para olhos ainda distraídos. A mirada foi retribuída de forma afetuosa, e a natureza se mostrou viva e resistente.
O olhar das caminhadas aos poucos ganhou a mediação da tela de um aparelho celular, depois das lentas de uma câmera fotográfica e, agora, se materializa na exposição “Olhares e Afetos: A Natureza R(Existe)”, inaugurada na noite desta quarta-feira (5) no Hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, minutos antes do início da reunião solene que marcou o início das atividades da "Semana do Meio Ambiente” deste ano.
Autodidata, a agora fotógrafa foi ao longo do tempo redescobrindo lugares pelos quais já havia caminhado antes muitas e muitas vezes. Dia após dia, passou a se encantar cada vez com a riqueza da fauna, da flora, das águas e dos lugares históricos que fazem parte da Piracicaba do passado e do presente.
A descoberta da beleza até então não enxergada - contou Josimara em discurso ao público presente à abertura -, é também, de acordo com ela, motivo de espanto para algumas pessoas que, ao se depararem com as fotografias, custam a crer que o colorido dos pássaros e a plasticidade do movimento das águas foram registrados única e exclusivamente no perímetro da cidade.
“Somos muito ricos, e o meu grande objetivo é que as pessoas saibam que isso existe. Só conseguimos amar aquilo que sabemos que existe. Só conseguimos defender e preservar aquilo que sabemos que existe e que amamos. Quero convidar vocês a conhecerem, amarem e, principalmente, defenderem e preservarem essa natureza incrível que temos em nossa cidade”, falou a artista.
“É um prazer enorme estarmos com vocês nesta noite. É sempre importante inovar, trazermos essa exposição em que a imagem fala mais do que muitas palavras, com retratos de Piracicaba, da natureza, da Rua o Porto, do Engenho Central, da fauna, da flora, e das águas. Isso é muito importante e atrai muitas pessoas”, falou a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua, que realiza na Câmara as atividades alusivas à Semana Municipal do Meio Ambiente por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por ela presidida, e que conta com os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Zezinho Pereira (União Brasil) como relator e membro, respectivamente.
“Realmente, para mim, é uma grande alegria poder trazer essas fotos para cá, onde são feitas as leis que podem defender o meio ambiente de Piracicaba. Essa porta aberta tem um significado muito grande para mim”, disse Josimara.
“Fiquei muito feliz em participar da montagem dessa exposição junto com a Josiane, que é uma multiartista e traz essas fotografias da orla do rio Piracicaba, despertando olhares muitas vezes que nos acostumamos e que não olhamos com a devida atenção”, disse Pablo Carajol, do mandato coletivo A Cidade é Sua.
A exposição “Olhares e Afetos: A Natureza R(Existe)”, da fotógrafa Josimara Elisa, é aberta ao público, e fica em cartaz até o final do mês no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, no primeiro andar do prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba, com entrada pela rua Alferes José Caetano, 834, centro.