PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE NOVEMBRO DE 2019

Câmara promove eventos em alusão ao Dia da Consciência Negra


A programação teve início na segunda-feira (18), com debate relacionado à data, no salão nobre e prossegue durante a semana, com a realização de outras três palestras



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Eventos serão realizados por iniciativa do vereador Marcos Abdala (REP).



A Câmara dos Vereadores de Piracicaba promove, por iniciativa do vereador Marcos Abdala (REP), o Dia Nacional da Consciência Negra, com eventos que provocam reflexões sobre políticas negras, religiões afro-brasileira e mitologia africana.

A programação teve início nesta segunda-feira (18), às 14h30, com programa especial do Câmara Convida, no Salão Nobre, quando falou com o presidente do Conepir (Conselho Municipal da Comunidade Negra), Adney Araujo e prossegue durante a semana com a realização de outras três palestras e reunião solene. O programa é transmitido pela TV Câmara e pelo Facebook da Câmara de Vereadores. 

Nesta terça-feira (19), o presidente do Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba, Agnaldo Oliveira ministrou, às 14h30, palestra sobre os serviços oferecidos pelo Centro.

Na quarta-feira (20), às 10h, foi realizado, no Engenho Central, reunião solene em comemoração ao dia da Consciência Negra.

Já na próxima segunda-feira (25), às 14h30, abre-se o evento da Semana de Religiões Afro-brasileira, onde o Câmara Convida Especial traz Moisés Taglieta e Wilson Ogan, que falarão sobre saúde da população de terreiro; na terça-feira (26), às 14h30, Adilson Abreu abordará a mitologia africana.

No dia 27, às 14h30, acontece o bate-papo no programa Câmara Convida com o tema "A História da Umbanda e Candomblé", com Felipe Bicudo e Yademaza.

Dia 28, o tema é sobre políticas públicas para a população negra, pelo advogado Luciano Alves.

Dia 29, também às 14h30, Vânia Soares, secretária executiva do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania fala sobre as políticas do governo do estado de Sâo Paulo para o negro.

Todos os programas serão realizados no Salão Nobre da Câmara, Helly de Campos Melges, localizado na rua Alferes José Caetano, 834, no Centro. A entrada é gratuita. 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída oficialmente pela lei 12.519/2011 e homenageia Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região nordeste do Brasil, um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão, que morreu nesse mesmo dia, em 1965.

A celebração tem por objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância da cultura africana no Brasil e para que analise o impacto deste povo no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cultura Marcos Abdala

Notícias relacionadas