PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2018

Câmara atuou, desde 2013, pelo funcionamento do Hospital Regional


Por meio de projetos de leis, moções e requerimentos, vereadores se empenharam para que processo de entrega da unidade fosse agilizado.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Hospital Regional será inaugurado nesta sexta-feira



A luta pelo funcionamento do Hospital Regional, cuja inauguração acontece nesta sexta-feira (16), é pauta da Câmara de Vereadores de Piracicaba desde 2013.

Por meio de projetos de leis, moções e requerimentos, o Legislativo atuou para que fosse agilizado o processo de entrega da unidade ––as obras começaram em 2010 e, segundo a previsão inicial, deveriam ter sido concluídas em 2012. Entre as proposituras, o projeto de lei 309/2013, aprovado pelos vereadores, deu permissão ao Estado para utilização, implantação, gestão e funcionamento do Hospital Regional.

Diversas moções de apelo de várias legislaturas pediram o aumento de recursos investidos na construção do empreendimento e agilidade para dotar a unidade de equipamentos. Proposituras também solicitaram a instalação de um centro de tratamento para pessoas queimadas, de uma unidade da Rede Lucy Montoro e de uma ala exclusiva para dependentes químicos e presos.

Como espaço de discussão, a Câmara estimulou o debate e executou ações em prol das futuras instalações. Em 2013, entidades médicas usaram parte do tempo de uma reunião ordinária para apresentar os projetos e planos para o funcionamento do Hospital Regional. Em 2014, uma moção de apelo encaminhada ao governo paulista cobrou que a futura unidade atendesse funcionários públicos estaduais por meio do Iampse (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

Também foram aprovados, em discussões no plenário, requerimentos que solicitavam informações do secretário municipal de Saúde sobre a futura gestão e o funcionamento do hospital e o edital de concorrência da melhor proposta para a execução das obras de complementação das instalações.

Em 5 de novembro de 2013, a Câmara sediou audiência pública para buscar informações sobre o empreendimento. Outros requerimentos encaminhados ao Executivo, além de solicitar dados sobre o funcionamento do hospital, cobravam explicações sobre o rompimento de contrato com a empresa responsável pelas obras.

Os vereadores também reforçaram a necessidade de destinação de maior volume de recursos para a unidade, buscaram verbas que agilizassem a entrega, apresentaram críticas e questionamentos sobre a demora das obras, cobraram inúmeras vezes do Executivo a definição do prazo de entrega e realizaram vistorias frequentes para conferir o processo de instalação do novo hospital.

Em novembro do ano passado, uma comitiva esteve presente no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para acompanhar a assinatura do convênio para a gestão do Hospital Regional, que ficará a cargo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

E, desde setembro, a Frente Parlamentar Regional Pró-Saúde, criada por iniciativa do Legislativo piracicabano, vem se articulando para a garantia de verbas para o financiamento do Hospital Regional. Nesta quarta-feira (14), vereadores que compõem o grupo conferiram os últimos ajustes antes de unidade abrir as portas à população.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918 Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde

Notícias relacionadas