11 DE ABRIL DE 2023
Objetivo é fomentar a criatividade por meio de atividades integradas entre as esferas pública, civil e privada
Vereadora ocupou a tribuna para explicar concepção do projeto e citar agentes envolvidos
A Câmara poderá realizar todos os anos, na semana do dia 21 de abril, o evento “Atividades Alusivas à Semana Municipal da Criatividade e Inovação”, conforme previsto no projeto de decreto legislativo 10/2023, aprovado na 18ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (10). A propositura é de autoria da vereadora Silva Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua.
Poderão ser realizadas palestras e exposições sobre o tema ou ainda outras ações que destaquem, valorizem, incentivem e celebrem a criatividade e a inovação para a solução de problemas e para o avanço das metas de desenvolvimento sustentável. A Câmara poderá firmar parcerias com empresas privadas, associações ou movimentos sociais. Também poderão ser homenageadas com diplomas pessoas de notória atuação.
“A inovação tornou-se essencial para a sobrevivência dos negócios e muitas pessoas passaram a temer a perda de seus empregos ou viram-se obrigadas a empreender”, diz a parlamentar, na justificativa da propositura. Ela também ocupou a tribuna da Câmara, na noite desta segunda-feira, e apresentou parte do teor do projeto, além de citar pessoas engajadas localmente na causa: Taís Helena Lacerda e Rafael Sanson.
As atividades já fazem parte do Calendário Oficial de Eventos Municipais, por meio da lei 9.736, de 18 de maio de 2022. A data acompanha a mesma já instituída no âmbito internacional, comemorada na semana do dia 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação (o World Creativity Day) celebrado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerado o maior festival colaborativo de criatividade e inovação do mundo.
Segundo a vereadora, o objetivo é fomentar a criatividade por meio de atividades integradas entre as esferas pública, civil e privada. Ela cita ainda a intenção de reunir empreendedores sociais, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas, pesquisadores, educadores e outros agentes para promover e conectar iniciativas a desafios específicos e acionais em torno de habilidades criativas, desenvolvimento de inovação, sustentabilidade e aspetos econômicos e sociais.