PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE MARÇO DE 2019

Câmara aprova moção de aplausos pelos 50 anos da Afrop


Lair Braga entregará homenagem a presidente da organização, Carla Verdicchio Chiarini Curcio



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador homenageará Associação das Famílias de Rotarianos de Piracicaba



O vereador Lair Braga (SD) entregará a moção de aplausos 45/2019, em homenagem dos 50 anos da fundação da Afrop (Associação das Famílias de Rotarianos de Piracicaba), para Carla Verdicchio Chiarini Curcio, presidente da entidade na gestão 2018-2019. A homenagem foi aprovada nesta segunda-feira (25), na 14ª reunião ordinária.

Em 1969, na convenção do Distrito 561, realizada na cidade de São Paulo, Terezinha Porfírio Camponês do Brasil, já falecida, integrante do Rotary Clube Piracicaba Cidade Alta e esposa do rotariano Moacyr Camponês do Brasil, teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa da Amizade dos Rotary Clubes daquela metrópole. De lá, trouxe a ideia de fundar uma associação igual em Piracicaba.

Em 14 de abril de 1969, no Jornal de Piracicaba, foi realizada a reunião para a fundação da Afrop, aprovação dos estatutos e eleição da diretoria. A sigla Afrop foi criada por Esther Weiser, já falecida, integrante do Rotary Clube Piracicaba Cidade Alta e esposa de Max Weiser.

A reunião de fundação foi presidida por Vera Baggio Dias Alvin, do Rotary Clube Piracicaba Vila Rezende, esposa de Gustavo Jacques Dias Alvin. Nela, compareceram as esposas dos rotarianos dos três clubes existentes na época: Rotary Clube Piracicaba, Rotary Clube Piracicaba Vila Rezende e Rotary Clube Piracicaba Cidade Alta.

A integrante do Rotary Clube Piracicaba Vila Rezende, Branca Aparecida Telles Cervellini, esposa de Synemar Cervellini, leu os estatutos da Afrop. Para dirigir os destinos da associação foi eleita, por aclamação, a presidente Maria do Carmo Portella, do Rotary Clube Piracicaba, esposa de Cícero Portella.

A primeira sede social da Afrop, alugada, localizava-se na rua Jose Pinto de Almeida, 353. Lá, as esposas dos rotarianos se reuniam para realizar a confecção de peças de vestuário e de cama, enxovais para recém-nascidos, distribuição de verbas, donativos e alimentos às instituições de caridade. Um pouco mais tarde, a sede foi transferida para a avenida Estados Unidos, esquina com a avenida Itália, na garagem da residência da integrante Delta Scudeller, esposa de Homero Scudeller, sem o ônus de aluguel.

Em 27 de fevereiro de 1976, o Poder Executivo de Piracicaba, por meio da lei 2218, doou em “comodato” uma área de 2.027 metros quadrados para a construção da Casa da Amizade, na avenida Luciano Guidotti, 2.223. Nesse mesmo ano, teve início a obra, com planta assinada pelo engenheiro Josemil Mendes de Campos, do Rotary Clube Piracicaba.

O lançamento da pedra fundamental e um exemplar do matutino, contendo reportagem sobre o acontecimento, foram feitos por Fortunatto Losso Neto, proprietário do Jornal de Piracicaba. A inauguração da Casa da Amizade ocorreu em 1979. 

Desde 2004, a Afrop mantém um curso gratuito de Panificação Artesanal, cujo objetivo é proporcionar profissionalização das famílias carentes e gerar renda familiar. São dois cursos anuais, com 20 alunos por turma. Para custear o curso, a Afrop busca, anualmente, patrocínio junto a empresas locais e realiza, mensalmente, um bazar da economia.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas