
05 DE ABRIL DE 2019
André Bandeira quer proporcionar orientação, esclarecimento sobre a doença e a conscientização da sociedade e autoridades públicas
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele.
De autoria do vereador André Bandeira (PSDB), o projeto de lei 329/2018, institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o Vitiligo”, no calendário oficial de eventos do município. A Câmara aprovou a propositura na noite desta quinta-feira (4), na 17ª reunião ordinária.
A realização tem o intuito da orientação e esclarecimento sobre a doença, promoção da saúde e qualidade de vida, ressocialização das pessoas com vitiligo e a conscientização da sociedade e autoridades públicas. Também visa a atenção do Poder Público para que divulgue cada vez mais informações sobre esta doença que é tão pouco divulgada.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
“O vitiligo não é uma doença fatal, mas afeta profundamente a pele e a aparência das pessoas, causando um enorme preconceito por falta de conhecimento da população de que essa doença não é contagiosa”, justificou o parlamentar. Dessa forma, portadores de vitiligo sofrem discriminação e tendem a se isolar socialmente.