09 DE JUNHO DE 2021
Vereador Josef Borges (Solidariedade) dialoga com empresa Mirante para desenvolver ação sobre destinação de óleo de cozinha.
Comitiva da Câmara visitou a ETE Bela Vista na manhã de terça-feira (8)
Integrante da comitiva da Câmara Municipal de Piracicaba que visitou a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista na manhã desta terça-feira (8), o vereador Josef Borges (Solidariedade) defendeu a implantação de um projeto piloto dentro do conceito “Smart City” com o objetivo de, a partir da destinação correta do óleo de cozinha, gerar renda e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente.
A proposta surgiu em visita oficial à ETE administrada pela empresa Mirante, responsável pela área de esgoto do Município de Piracicaba, e reuniu, ainda, o integrante do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), Jhoão Scarpa, e assessores dos vereadores Alessandra Bellucci (Republicanos), Pedro Kawai (PSDB) e Acácio de Godoy (PP).
“Tenho recebido muito a questão do entupimento da rede coletora de esgoto e uma das causas principais é o problema do óleo que é inadequadamente despejado”, salientou. Ele destacou a importância da visita para que, enquanto legislador, possa ter conhecimento de um assunto que é relacionado à saúde e envolve uma PPP (parceria público-privada) assinada com a Prefeitura desde 2012.
“Estou buscando agendar uma reunião (com representantes da Mirante), para ver de que maneira é possível resolver (o problema do descarte irregular de óleo na rede coletora”, disse, ao lembrar que 36% dos casos de entupimento é causado pela prática irregular.
“Dentro do conceito de ‘Smart Cities’, estamos fazendo um projeto que é o Bairro Inteligente, voltado ao meio ambiente, em que o óleo pode gerar renda e ainda reduzir o resíduo sólido”, destacou, sugerindo que o projeto piloto deverá ocorrer em bairros do Distrito de Artemis.
ETE BELA VISTA – A maior das estações de tratamento de esgoto do Município, a Bela Vista tem capacidade de atender um universo de 160 mil habitantes. “Ela foi um grande marco no saneamento de Piracicaba, porque possibilitou a universalização do serviço”, avalia Jacy Prado, presidente da Mirante. Quando a PPP do Esgoto foi assinada, em 2012, a cidade tinha cerca de 30% do resíduo coletado tratado. Atualmente, esse número é 100%, colocando a cidade entre as melhores do País.
Prado explicou que a capacidade de processamento da ETE Bela Vista é de 400 litros por segundo de esgoto, porém, atualmente, o empreendimento produz em torno de 320 litros por segundo, o que demonstra uma margem para crescimento da população de Piracicaba, sobretudo a que está localizado na margem direita do rio.
Durante a visita na ETE Bela Vista, a comitiva da Câmara conheceu todo o sistema de chegada do resíduo, tratamento e reuso da água que passa a ser potável a partir da eliminação de coliformes fecais.
SECADOR DE LODO – A comitiva da Câmara também conheceu o projeto do Secador de Lodo da ETE Bela Vista, o qual envolve parceria com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz). A proposta é transformar o resíduo do tratamento de esgoto em fertilizante orgânico.
“O lodo é um subproduto do esgoto, que a gente considera indesejado, então, a gente estudou e empenhou recursos para fazer um sistema de tratamento de lodos no qual a gente reduz a 30% do volume daquilo que iria a um aterro sanitário”, explica Ozanan Pessoa, diretor-executivo da Mirante.
São produzidos 1200 tonelada de lodo ao mês e a perspectiva é que 70% seja misturado com resíduos das podas de árvores e gramas cortadas pela Prefeitura de Piracicaba e seja produzido o fertilizante orgânico. O projeto está avançado e depende de autorização do Ministério da Agricultura.
Membro do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), Jhoão Scarpa avaliou como positiva a visita que deu a chance dos vereadores conhecerem como é feito o serviço e como devem ser encaminhadas as demandas do setor. “Também é importante para conhecermos as questões contratuais da PP e saber o que cobrar com propriedade”, disse.