
27 DE MARÇO DE 2019
Palestra mostrou a influência das companhias ferroviárias no desenvolvimento da cidade
Palestra foi ministrada por Rodrigo Bombach, estudante de negócios internacionais pela UNIMEP e educador social e Eduardo Visentine, técnico em edificações pela EEP.
A Escola do Legislativo recebeu, nesta quarta-feira (27), a palestra “O Trem Piracicabano”, ministrada pelo educador social Rodrigo Bombach, que também é estudante de negócios internacionais da Unimep, e Eduardo Visentine, técnico em edificações pela EEP.
A aula foi acompanhada por estudantes e profissionais da área de história e interessados no assunto e abordou as estações de trem e sua influência na mobilidade e crescimento de Piracicaba e as características dos trens e ferrovias.
Os palestrantes explicaram, a partir de imagens e vídeos, a história da criação e encerramento das estações ferroviárias das companhias Ytuana, Sorocabana e Paulista em Piracicaba.
“A intenção é instigar o público a pensar sobre outros meios de mobilidade e mostrar para a população como Piracicaba se desenvolveu e como as companhias ferroviárias foram importantes nesse desenvolvimento”, disse Rodrigo Bombach.
De acordo com a vereadora e diretora da Escola do Legislativo, Nancy Thame (PSDB), a palestra contribui com o eixo Cidadania, por meio da disseminação da história e cultura de Piracicaba, e desperta lembranças das pessoas que conviveram na cidade neste período.
“Uma simples paisagem pode contribuir com o surgimento de lembranças. Eu não sou daqui, mas quando eu vi o trem, me lembrei do meu avô me levando para pegá-lo”.
Jerônimo Rodrigues, 85 anos, acompanhou a palestra e se emocionou ao relembrar do período em que utilizava o trem como principal meio de locomoção.
Ao final da palestra, Nancy Thame entregou certificado de participação aos palestrantes.
MOÇÃO - No início do ano, os vereadores aprovaram a moção de apelo 4/2019, encaminhada ao governador do Estado, João Dória, e ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, com o intuito de que Piracicaba seja incluída no projeto “Trem Intercidades”, proposto como solução para o transporte de passageiros no interior da macrometrópole paulista.