PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2023

Ator e dramaturgo recebe Título de Cidadão Piracicabano


Conforme iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo a Cidade é Sua, a Câmara homenageia Ricardo Moreira de Araujo, em solenidade nesta sexta (18)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Ator e dramaturgo recebe Título de Cidadão Piracicabano



A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme o decreto legislativo 5/2023, concede Título de Cidadão Piracicabano a Ricardo Moreira de Araujo, em propositura de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. 

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pode ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube. O evento acontece nas dependências do salão nobre da Câmara "Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834, Centro, às 19h30.

HISTÓRICO - ator, diretor, dramaturgo e professor, Ricardo Moreira de Araujo é um cidadão prestante há 44 anos no município. Nasceu em 21 de março de 1974, em Porecatu/Paraná. É filho de Adeilda Fátima Santos Araujo e Elito Moreira Araujo.

Aos 14 anos, após ouvir no rádio sobre um curso no Teatro Municipal de Piracicaba, Ricardo foi ao local e se matriculou mesmo sem saber o que era atuar. O contemplado relata que descobriu o caminho das artes e, desse curso, surgiu o grupo Sobrinhos do Lux, marco para o que seria a sua trajetória nas artes cênicas.

Em 1990, fez parte da primeira formação de elenco da Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba (Ceta), ao mesmo tempo em que estudava e trabalhava. Em 1993, entrou para a companhia Roma Produções e João Prata Produções, onde trabalhava profissionalmente realizando apresentações pela região. Durante sua trajetória artística, realizou diversas atividades como performance circense, como pirofagia e perna-de-pau; na dança, com ballet clássico, contemporâneo e flamenco.

Como diretor de teatro, dirigiu em torno de 27 espetáculos e, como ator, atuou em mais 17. Participou de diversos festivais de teatro, recebeu premiações como ator, diretor e cenógrafo. Escreveu seis peças em dramaturgia, das quais quatro foram montadas. É licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Tecnologia na Aprendizagem, atuante como professor técnico há 16 anos.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939 Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas