09 DE NOVEMBRO DE 2022
Caricaturista, artista plástico, pesquisador e professor universitário natural de Rio Claro recebeu, na noite desta quarta-feira (9), honraria concedida pelo Legislativo
Cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas das artes gráficas
As cores vibrantes da gravata multicolorida pintada à mão, que se sobrepõe à camisa branca e ao terno azul-marinho, trajados por Camilo Floriano Riani Costa, refletem os tons da arte do internacionalmente premiado caricaturista, artista plástico, pesquisador e professor que, na noite desta quarta-feira (9), recebeu o Título de “Cidadão Piracicabano”, honraria outorgada pela Câmara Municipal de Piracicaba a pessoas não nascidas no município, mas que prestam ou prestaram relevantes serviços à cidade.
A cerimônia de entrega do título - proposto pelo vereador Pedro Kawai e aprovado por unanimidade em Plenário por meio do decreto legislativo 44/2022 -, foi realizada no Salão Nobre da Câmara e contou com a presença de amigos, colegas das artes gráficas e familiares.
Camilo Riani é natural da cidade vizinha, Rio Claro, mas adotou Piracicaba como lar e como tela de parte significativa de suas obras e projetos. São exemplos a pintura coletiva do muro lateral da Escola Estadual “Dr. Prudente de Moraes”, o "Muroarte" do centro comunitário do bairro Monte Alegre, as pinturas do “Circuito Monte Alegre”, que ao longo do caminho que liga o bairro ao centro da cidade trazem imagens em defesa da fauna e flora, e o desenvolvimento do selo comemorativo ao Centenário do XV de Piracicaba.
Riani também possui uma história intimamente ligada ao Salão Internacional do Humor de Piracicaba e, por 25 anos, foi coordenador do Salão Universitário de Humor e do projeto “Agência Escola”, desenvolvidos ao longo de sua carreira como professor de arte, design e comunicação na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
O artista é também conhecido por diversas publicações nacionais, tendo inclusive uma obra de sua autoria prefaciada por Luís Fernando Veríssimo, além de ter conquistado na companhia de outros cartunistas o prêmio Vladimir Herzog e de ter sido ganhador, por três vezes, do Troféu HQMIX, considerado o “Oscar dos quadrinhos”.
“Receber esse Título da cidade que é capital mundial do humor gráfico, sendo eu um cartunista, um caricaturista, um artista plástico, é algo ainda muito mais especial. Piracicaba é a capital da minha vida como profissional”, disse Riani após receber a honraria.
Pedro Kawai lembrou em seu discurso que cada parlamentar pode propor apenas quatro títulos de Cidadão Piracicabano durante uma legislatura, o que denota a relevância da homenagem: “eu confesso que fiquei 'assustado' quando eu conheci o currículo do Camilo e, depois, quando eu o conheci pessoalmente. Sabe o que me assustou? A simplicidade, o carinho e a entrega naquilo que ele faz. Na verdade, eu achava que você era piracicabano, por tanta entrega e comprometimento com a cidade, mas descobri que não, e daí eu falei: esse título é do Camilo", disse o vereador.
O parlamentar agradeceu ao artista por aceitar a honraria e completou: “que as suas cores, que as cores da sua arte contagiem o humor, a alma das pessoas. Que o seu carinho e o seu amor pelo que você faz contagiem Piracicaba, que agora tem você como um filho de fato e de direito. Filho você já é, pois você adotou Piracicaba, você escolheu a cidade, e agora Piracicaba te escolhe e acolhe”.
O ex-aluno Mateus Piffer Júnior, diretor da Agência Neurônio Adicional, ao referir-se ao “mestre”, como carinhosamente chama Riani, disse hoje não ver apenas no artista uma inspiração profissional, mas um amigo: “hoje, você é um grande amigo por quem tenho um carinho enorme. Você é um cidadão exemplar. Piracicaba ganha muito e está muito orgulhosa”.
Foi também com carinho que Joceli Cerqueira Lazier, Coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, referiu-se a Riani: “nós nos conhecemos no trabalho e desenvolvemos muitos projetos juntos. Nem sempre concordamos, mas nas divergências e convergências, surgiu uma amizade muito grande tanto com o Camilo quanto com a sua esposa, Andréa. E esse título é mais do que merecido, pois o Camilo representa o humor gráfico em Piracicaba, juntamente com outros artistas. Ele representa essa segurança que nós temos em falar que Piracicaba, realmente, é a capital do humor gráfico”, disse.
Guilerme Gorga Mello, diretor de Relações Públicas da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), lembrou de uma das obras de Camilo Riani apresentada durante um congresso empresarial da entidade, “um trabalho incrível, uma surpresa para todos que estavam ali. Todos saíram encantados”. Ele acrescentou: “ganha Piracicaba por ter mais um filho ilustre como você”.
Ao término de seu discurso, Camilo Riani agradeceu o reconhecimento do Legislativo piracicabano e a presença dos amigos, colegas e familiares, não apenas na cerimônia, mas também nos diversos momentos de sua vida: “espero fazer jus a essa homenagem e a esse Título nesta cidade que me encanta tanto”, concluiu.