PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JULHO DE 2018

André Bandeira mantém atenção com acessibilidade e inclusão


Parlamentar avalia iniciativas lideradas pelo seu mandato no primeiro semestre



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele comemora possibilidade de tradução em Libras nas reuniões da Câmara



Em seu quarto mandato na Câmara e com ações voltadas à acessibilidade e inclusão, durante o primeiro semestre de 2018 o vereador André Bandeira (PSDB) apresentou 104 proposituras, sendo 50 indicações, 28 moções, 3 projetos de decreto legislativo, 1 projeto de lei e 22 requerimentos.

Bandeira informou que uma das marcas do seu mandato nesse semestre é a frequente fiscalização do Executivo. “Iniciamos um trabalho mais forte com indicações, com requerimentos, mas, principalmente, por meio de ofícios e contatos pessoais com as secretarias, realizando uma cobrança muito maior para que os serviços do município funcionem e atendam os piracicabanos da forma mais plena”, disse o vereador.

O parlamentar destacou algumas ações realizadas pelo seu gabinete nesse período. “Na campanha Maio Amarelo, distribuímos uma série de panfletos, com dados do trânsito no Brasil, como a informação que são mais de 43 mil mortes no trânsito por ano e uma morte a cada 12 minutos”, informou o parlamentar. “Por ser uma vítima, eu me sinto na obrigação de desenvolver campanhas de prevenção como essa”, completou Bandeira.

Trabalhando a questão da acessibilidade e da inclusão, o parlamentar realizou o concurso de Miss e Mister Down, no Dia da Síndrome de Down, no Shopping Piracicaba. “No dia foi uma confraternização geral e todos foram eleitos miss e mister down, porque o intuito é promover a inclusão e a participação desse público e não gerar uma competição”, afirmou o parlamentar.

Outra conquista, proposta pelo vereador, é tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara. A medida, proposta por Bandeira, deve entrar em vigor a partir do segundo semestre e está aguardando licitação para contratação de profissional da área. “Todas as transmissões da Câmara têm que ser adaptadas para pessoas com deficiência auditiva. A pessoa com deficiência auditiva vai conseguir entender o que está sendo falado, o que está sendo discutido, o que está sendo proposto. A iniciativa só vem ajudar, principalmente nesse momento em que estamos em busca da maior transparência possível da Câmara e a participação popular”, informou o vereador.

Outra questão, apontada pelo parlamentar, foi a adaptação da Câmara para se tornar um lugar acessível e cada vez mais inclusivo, dando destaque para o aumento das proposituras relacionadas a essas causas. “Quando eu entrei aqui, a própria Câmara não era adaptada. Ainda falta acessibilidade em um monte de local no município, mas desde que entrei aqui o número de proposituras para essa área, não só minhas, mas dos outros vereadores, aumentou em mais de 2.500%”, informou. “Que ótimo que outros vereadores estão tendo olhos para esse tipo de ação”, elogiou o parlamentar.

Bandeira indicou que fosse colocada vaga especial em todas as escolas municipais, estaduais e particulares, propôs a criação do programa de valorização do Serviço Militar para os jovens do Tiro de Guerra e sugeriu a criação do programa educação física inclusiva na rede municipal de ensino.

O parlamentar teve solicitações atendidas em diversos bairros. Por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Bandeira conseguiu a construção da primeira academia híbrida (destinada a frequentadores com ou sem deficiência) do município, no bairro Piracicamirim, além de mais duas academias ao ar livre, instaladas no Sol Nascente II e no Jardim Esplanada. A Sedema ainda realizou corte de mato e limpeza, após pedido do parlamentar, no Crab (Centro de Referência de Atenção Básica) do Piracicamirim e no bairro Jupiá.

Por meio da Semob (Secretaria Municipal de Obras), foram realizados recapeamento asfáltico, operação tapa-buracos, pavimentação e rebaixamento de guias em Ártemis, Jardim Brasília, Paulista, Dois Córregos, Glebas Califórnia, Jardim Primavera, Santa Rita e em toda a extensão da avenida Independência, uma das principais vias de acesso aos bairros da cidade.

Problemas de vazamento de esgoto também foram solucionados pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) nos bairros São Dimas e Santa Cecília.

Nos requerimentos, o vereador solicitou informações sobre normas para edificações no município, podas de árvores, transporte público e recursos para aquisição de cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos e materiais relacionados. Segundo o vereador, “não é nosso foco ficar fazendo projetos de lei, porque a maioria já estão escritos. O que precisa é cobrança por parte do Legislativo para que o Executivo cumpra essas funções”, acredita o parlamentar.

DEFICIENTES AUDITIVOS NO CINEMA – No mês de março, na 10ª reunião ordinária, a Câmara aprovou em redação final o projeto de lei 20/2017, de autoria do parlamentar, que proporciona acessibilidade adequada às exibições cinematográficas aos deficientes auditivos.

Segundo Bandeira, o PL “é uma regulamentação aqui no município da LBI (lei Brasileira de Inclusão), que determina que as salas de cinema tenham obrigatoriamente a legenda nos filmes, para facilitar a vida do deficiente auditivo, como também a audiodescrição, para facilitar a vida da pessoa que tenha deficiência visual”, explica.

Na justificativa do projeto, Bandeira defende que a pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.



Texto:  Maira Bacellar
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas