
17 DE SETEMBRO DE 2018
Fórum visa guiar crianças e jovens ao planejamento de finanças pessoais de forma didática, saudável e sustentável estimulando hábitos de poupança e investimentos futuros
"Com mecanismos suficientes, o jovem não cairá no consumo excessivo", alerta Bandeira
O segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, André Bandeira (PSDB), é autor do projeto de decreto legislativo 52/2018 que dispõe sobre a instituição do “Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo”.
O projeto tem como objetivo assuntos relacionados ao planejamento financeiro, realinhando hábitos de consumo, preservando a integridade do planeta às futuras gerações, combatendo o analfabetismo financeiro com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social, promovendo a troca de experiências e ideias sobre o assunto, discussão de avanços relacionados ao tema, abrindo espaço aos profissionais ligados à área para ministrar palestras, proporcionando as novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente com possibilidades de projetos que integram a educação financeira, valores de cidadania, desenvolvimento de novos hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro.
A Câmara poderá firmar parcerias ou convênios com as empresas privadas, associações e entidades para obtenção de recursos, materiais e estrutura para a realização das atividades.
O Fórum Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo abrange a discussão de todos os segmentos do Setor Cooperativista.
A Coordenação será exercida pelo vereador proponente que se responsabilizará pela promoção de encontros periódicos para desenvolvimento das atividades.
Segundo Bandeira, “o consumismo e a falta de planejamento financeiro tornou-se uma prática comum em grande parte da população”.
“O sistema capitalista no qual estamos inseridos nos leva com rapidez ao consumo exacerbado e, virtude disso, muitos jovens e adolescentes sem compreenderem o verdadeiro valor do dinheiro e as consequências que a falta do mesmo pode causar, estão cada vez mais consumistas”, justifica o parlamentar.
Para o legislador, este Fórum é de suma importância, visto que contribuirá para a criação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que passarão a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente sem inadimplentes ou endividados.