
21 DE NOVEMBRO DE 2018
Pedro Kawai (PSDB) se reuniu com os estudantes do Curso Técnico Legislativo
Alunos concluintes do Curso Técnico Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba em parceria com o Centro Paula Souza, apresentaram o projeto “A matriz curricular da política brasileira no ambiente escolar” ao vereador Pedro Kawai (PSDB). O parlamentar recebeu os estudantes, no último dia 12, em seu gabinete.
O objetivo é criar ações que possibilitem a inserção de conteúdo sobre política brasileira como disciplina na grade do ensino médio da rede estadual de ensino. A disciplina incluirá debates sobre o processo eleitoral e a escolha dos seus representantes nas esferas municipal, estadual e federal.
De acordo com a proposta dos estudantes, a disciplina poderá ser ministrada a partir do primeiro ano do segundo grau por professores graduados em Direito, História, Ciências Políticas ou similares.
“Ainda há eleitores que votam sem saber a atribuição dos cargos”, avalia Reinaldo Diniz, que forma o grupo ao lado de Jéssica Bispo e Luís Paulo Manis. “Em um sistema democrático no qual o Brasil está inserido, somente por meio da formação do cidadão, com senso crítico do seu papel social, é que se torna possível promover o Estado Democrático de Direito”, diz.
O vereador Pedro Kawai gostou da proposta. “Há cada vez mais a necessidade de se preparar cidadãos mais bem familiarizados com os assuntos sociopolíticos”, acredita ele, que pretende apresentar o projeto em âmbito municipal. Ele destaca que o momento é propício, ao lembrar que o número de jovens atuantes em movimentos políticos tem crescido.
FETEPS – O projeto “A matriz curricular da política brasileira no ambiente escolar” foi finalista da 12ª Feteps (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), no eixo temático “Gestão e Ciências Econômicas”. A diversidade e a qualidade dos trabalhos expressaram os projetos pedagógicos dos cursos técnicos e tecnológicos que têm, entre os objetivos, a visão empreendedora, criativa e científico-tecnológica.