
22 DE OUTUBRO DE 2018
Estudos exibidos no último sábado (20) são resultados de parceria entre a Escola do Legislativo e o Centro Paula Souza
Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados no último sábado (20)
Alunos concluintes do Curso Técnico Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Centro Paula Souza, defenderam Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na manhã do último sábado (20).
Os seminários ocorreram durante a Mostra Cultural e Científica, realizada na ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa. Por mais de cinco horas, foram apresentados e debatidos trabalhos em diversas áreas de pesquisa da Gestão da Informação, Educação e Segurança Pública. Durante a defesa, os alunos foram avaliados por docentes da instituição estadual.
Sob a orientação do docente Alex Donati Teles de Souza, os projetos tiveram início no primeiro semestre deste ano e envolveram dois componentes: Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (PTCC) e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (DTCC), que têm como objetivo sistematizar competências previstas no perfil de conclusão do curso técnico ou integrado, permitindo ao aluno contato com o campo de atuação profissional, demandas, desafios e oportunidades.
“Tivemos temas pertinentes ao contexto do Legislativo nacional. A dedicação, garra e motivação resultaram em trabalhos de alto nível acadêmico e com praticidade de implantação”, avalia Telles de Souza.
A primeira etapa do trabalho, o PTCC, teve como principais objetivos a definição do cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses e elaboração dos objetivos e da justificativa.
A segunda etapa, o DTCC, envolveu pesquisas empírica e bibliográfica. A pesquisa empírica contemplou a coleta de dados, que pode ser realizada no local de trabalho, estágio ou, quando for o caso, por meio de visitas técnicas e entrevistas com profissionais da área.
RESUMO DOS TRABALHOS - Os estudantes apresentaram um breve resumo sobre os trabalhos que foram elaborados durante o Curso de Técnico Legislativo.
“A matriz curricular regular da política brasileira no ambiente escolar”, dos alunos Jéssica Bispo, Luís Manis, Luiz Lima, Reinaldo Diniz e Saulo Camilo. Tem por objetivo criar ações que possibilitem a inserção de conteúdo sobre política brasileira como disciplina na grade do ensino médio da rede municipal de ensino. Foi elaborado projeto de lei em âmbito municipal, além de cartilha e materiais gráficos que esclarecem os pontos positivos da inclusão destes assuntos no ensino.
“Segurança pública em Piracicaba de janeiro a agosto de 2016 a 2018”, dos alunos Elio Vitti e Priscila Almeida. A segurança pública está em pauta na imprensa brasileira. Assim como o acesso à saúde, à educação e à moradia, a garantia de ir e vir com segurança é direito fundamental previsto pela Constituição Federal de 1988, sendo dever do Estado. Baseando-se em portais de notícias, livros e leis vigentes, o trabalho abordou as razões para a melhoria da segurança em Piracicaba, município que aparece em 4º lugar no Ranking de Exposição a Crimes Violentos das Cidades do Estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.
“Conhecimento da Câmara de Vereadores e Afins”, dos alunos Bruno Martins, Claudia Nunes e Cristina Parraga. A falta de interesse da população em relação à política motivou este trabalho como forma de conscientizar a sociedade piracicabana para o “saber político”. Com base na elaboração de enquete, a maioria dos entrevistados responderam desconhecer o trabalho da Câmara. De acordo com os resultados, 93,1% gostariam que a política fosse mais acessível; 84,5% das pessoas não acompanham as mídias da Câmara; e 75,9% nunca acessaram o portal da transparência do município. A partir disso, foi elaborada uma cartilha, que pode ser acessada via QR CODE, que apresenta de forma fácil o funcionamento do Poder Legislativo piracicabano.