PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

29 DE AGOSTO DE 2023

Alunas do 8º ano serão homenageadas por projeto "Patrulha Salvadora"


Alunas da Escola Estadual Luciano Guidotti criaram projeto que busca informar e proteger mulheres contra diferentes formas de violência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paraná (Cidadania)



O lançamento do Projeto “Patrulha Salvadora” rendeu uma moção de aplausos às alunas e à professora de história do 8º ano do ensino fundamental da “Escola Estadual Luciano Guidotti”. A moção 132/2023, de autoria do vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), foi aprovada nesta segunda-feira (28), na 46ª reunião ordinária de 2023.

Concebido inicialmente como um trabalho para o "Dia das Mulheres", o projeto ganhou relevância após um incidente em sala de aula que trouxe à tona o problema do assédio. Isso levou as alunas a se envolverem mais profundamente no tema e a criarem a "Patrulha Salvadora". 

O projeto é composto pelas alunas Bruna Juliana Ferraz Miglioranza, Júlia Emanuelle Baglioni, Laís Bernardo da Silva, Lívia Alcarde Ferreira, Luana Lopes Pereira, Manueli Betin, Maria Luiza Miranda da Silva e Rayssa Totti Corrêa, e coordenado pela professora história e protagonismo juvenil Telma Zanatta.

O texto da moção destaca que o intuito do grupo é que as informações cheguem a mais pessoas e os casos de feminicídio, assédios e abusos diminuam.

Além das estratégias como o "X vermelho na palma da mão" e o "drink fake (La Penha)", as alunas abordaram temas como a Lei Maria da Penha, reconhecida como uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência contra a mulher.

A "Patrulha Salvadora" também explora os cinco pilares da violência contra a mulher: Física, Psicológica, Sexual, Patrimonial e Moral, bem como temas como o Botão do Pânico e o Auxílio Aluguel para Mulheres.

"Dessa forma, gostaríamos de parabenizar essa equipe por desenvolver o Projeto “Patrulha Salvadora”, que leva informações muito importantes sobre os mais diversos tipos de abusos e violência contra as mulheres”, elogiou Paraná.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Valdir Marques

Notícias relacionadas