PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE ABRIL DE 2018

Ajuste técnico amplia alcance da TV Câmara em Piracicaba


Caso a TV Câmara (canal 60.4) não esteja sendo sintonizada em seu televisor, aperte, no controle remoto, a tecla "Menu" e selecione "Busca automática de canais".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução

TV Câmara de Piracicaba é sintonizada pelo canal 60.4 em sinal digital






Desde 2016, municípios de todo o Brasil estão passando por um processo em que alguns canais de TV estão sendo realocados para permitir a liberação da faixa de 700 MHz para a ampliação da internet 4G no país. Em Piracicaba, esse ajuste técnico ocorreu no último fim de semana de março e o efeito disso, para quem vê TV, foi o "sumiço" dos canais situados entre os números 51 a 69.

A faixa inclui aquela reservada para as emissoras públicas, direta ou indiretamente ligadas ao governo: 60.1 (TV Câmara, dos deputados federais), 60.2 (TV Alesp, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), 60.3 (TV Senado) e 60.4 (TV Câmara, do Poder Legislativo de Piracicaba).

Para que esses canais voltem a "aparecer" em sua TV, basta sintonizá-los novamente: pegue o controle remoto, aperte a tecla "Menu" e selecione "Busca automática de canais". O procedimento memorizará a nova sequência e só precisa ser feito uma única vez ––não é necessário para quem assiste à TV por assinatura ou com antena parabólica.

Caso o televisor encontre apenas o primeiro canal, os demais podem ser acessados diretamente usando as teclas numéricas (0 a 9) e a tecla ponto (.) ou traço (-) do controle remoto. As orientações são de informe publicitário veiculado na imprensa neste fim de semana ––embora cite a TV Câmara, a publicação não é de responsabilidade nem foi paga pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Quem está à frente dessas mudanças é a TV Perfeita, criada, por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A missão da TV Perfeita é minimizar possíveis interferências entre os sistemas de TV e 4G.

Em Piracicaba, o efeito imediato dessa liberação da faixa de 700 MHz e o consequente realocamento dos canais que eram sintonizados entre os números 51 e 69 foi a ampliação da abrangência do sinal da TV Câmara no município. "Manteve-se no mesmo canal, 60.4, mas o alcance aumentou com essa mudança na frequência", comenta Felipe Marchiori, diretor da TV Câmara.

Ele estima que os pontos de "sombra", como são chamadas as localidades em que o sinal não chega com qualidade, tenham sofrido redução de 90% com a realocação de faixa. "Havia muita área de 'sombra' na cidade: nos lugares mais baixos, pegava dia sim, dia não. Hoje são pouquíssimas as residências que não conseguem receber o sinal. Agora, mais casas assistem à TV Câmara, sendo que não houve custo nenhum para nós", destaca Marchiori, sobre o processo comandado pela Anatel e operadoras de telefonia.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Reportagem de TV:  Isabela Sabéllico


Câmara

Notícias relacionadas