
13 DE DEZEMBRO DE 2018
Vereador Pedro Kawai visitou a atração municipal nessa quinta-feira (13); funcionários relatam falta de material de paisagismo para continuar projeto
Jaula do Tigre traz o Buda e Taj Mahal para o público
De zoológico para parque temático. Aos poucos, a atração turística do município recebe novas ambientações nos recintos dos animais. Como projeto de revitalização, o espaço mais recente finalizado é o do Jabuti, que agora tem elementos orientais. "Pensamos em colocar o Japão por conta da longevidade e tranquilidade", explicou Rodrigo Zangerolami, um dos funcionários responsáveis pelas obras.
O projeto foi idealizado há cerca de um ano. "Trabalhei com arte há bastante tempo e depois que fiquei um tempo desempregado, um amigo sugeriu aplicar as artes que eu fazia nos recintos", afirmou Rodrigo. Ele atua junto com o Redley Camargo, que também é funcionário do zoológico, a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis.
Pedro Kawai (PSDB), primeiro vereador nipo-brasileiro na Câmara de Vereadores de Piracicaba, foi conferir a nova ambientação no recinto do Jabuti, nessa quinta-feira (13). "Acho fantástico esse trabalho que eles estão fazendo a partir de materiais reciclados para dar outra cara ao zoológico, ainda mais por lembrar da comunidade japonesa", disse.
O primeiro espaço remodelado foi o da Iguana, que agora lembra uma ilha jurássica. Já na jaula do Tigre, é possível conferir o Buda e o Taj Mahal. De acordo com Rodrigo, as temáticas partem de alguma relação com os animais. "A gente planeja fazer algo egípcio no recinto do falcão, por exemplo", comentou.
Apesar de ter começado há um ano, a revitalização do zoológico sofre pela falta de materiais. Os mais utilizados são tinta, cimento e isopor, para produzir as peças. "Esse projeto precisa de apoio do comércio e das pessoas para aquisição desses materiais de paisagismo. Mesmo uma doação ajudaria o pessoal", informou Kawai.
"Pedimos tinta há um ano para a Prefeitura, mas ainda não chegou nada", citou Rodrigo. Enquanto as ornamentações não são instaladas nos recintos, é possível conferir as produções -- entre elas, templo oriental, dinossauros e fósseis -- em andamento na oficina do zoológico.