20 DE JUNHO DE 2023
Gilmar Rotta, ao Primeiro Tempo, trouxe insatisfação de moradores do Jupiá com eventual nova garagem para transporte coletivo e destacou ações e melhorias na zona rural
Entrevista foi ao ar nos minutos que antecederam a 35ª Reunião Ordinária, e aconteceu no plenário "Francisco Antônio Coelho"
Em entrevista ao programa Primeiro Tempo, exibido ao vivo na noite desta segunda-feira (19) nos minutos que antecederam a 35ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, o vereador Gilmar Rotta (PP) trouxe um panorama de suas recentes ações parlamentares.
O primeiro ponto destacado pelo vereador foi o recente pedido de informações feito ao Executivo, por meio do requerimento nº 493/2023, de sua autoria, que questiona a eventual construção de uma nova garagem para abrigar os ônibus do transporte público municipal, na região do Jupiá.
“A prefeitura de Piracicaba abriu um processo licitatório para conceder o transporte público por 5 anos e, dentro dessa concessão, ela traz que a empresa deverá montar uma garagem na cidade, num local a ser indicado pela prefeitura. Infelizmente, o local indicado foi no bairro Jupiá, uma área nobre, onde hoje funciona um pátio da secretaria de Obras”, explicou Gilmar Rotta.
De acordo com o parlamentar, por ser uma área residencial, os moradores temem que a operação frequente dos ônibus traga transtornos ao bairro, seja por conta dos ruídos, seja devido aos impactos no trânsito da região. “Nós sabemos que o transporte público de Piracicaba volta [à garagem] à meia-noite e meia, uma hora da manhã. Eles param, e todos os veículos vão para essa garagem para receberem manutenção. Então, imagine, mais de 200 veículos entrando e saindo, fazendo barulho de motor, aquele apito do sinal de ré e, durante a noite”, falou.
Gilmar Rotta ainda ponderou que o acesso ao atual pátio se dá por uma rua estreita e íngreme, e que o local também é passível de inundações. “Ali é uma área ruim. Nós estamos questionando se houve impacto de vizinhança e também se houve estudo de impacto da questão ambiental, já que ali existe área de preservação permanente. Todos os moradores daquela região são contra, assim como os moradores do IAA, do Castelinho também estão contra a localização dessa garagem”, acrescentou.
Durante a entrevista, o vereador também destacou visitas feitas por ele às regiões de Ibitiruna, Anhumas, Santana e Santa Olímpia, na zona rural da cidade, para colher demandas dos moradores e acompanhar a execução de obras.
Sobre Ibitiruna, ele falou sobre a reforma da Escola Municipal “Nathalio Zanotta Sabino” e sobre conversas com representantes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) a respeito da viabilidade de estender até o bairro, a partir de uma estação de tratamento localizada em Anhumas, a rede de abastecimento de água.
“O bairro de Ibitiruna fica distante cerca de 50 quilômetros do centro. O abastecimento de água, lá, é feito por minas d’água, ela é fornecida por um fazendeiro do lado. Nós conversamos desde o ano passado com o Semae, inclusive eu vou ter uma reunião com eles novamente nesta semana, já que em Anhumas há uma estação de tratamento, que capta água de um ribeirão que lá existe, e essa estação pode muito bem bombear água também para Ibitiruna. São mais ou menos nove quilômetros dessa estação até o ponto exato, na caixa d’água de Ibitiruna. Já foi feita toda a sondagem de solo, foi aprovado, e agora está na fase de compra da tubulação”, disse o vereador.
Gilmar Rotta ainda falou sobre as obras de asfaltamento e construção de galerias pluviais na rua Rosa Francelina de Abreu, em Anhumas, que estão sendo realizadas com verbas obtidas junto ao Governo estadual, e de reuniões com moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia, com a participação de secretários municipais, para discutir melhorias viárias na região, especialmente quando da realização de festividades tradicionais, como a Festa da Polenta e a Festa do Vinho, que acontecem no segundo semestre.
A entrevista completa com o vereador Gilmar Rotta pode ser revista no vídeo localizado no início desta matéria.